Gostaria de saber se existe algum risco referente ao uso do CO2 durante a realização da histeroscopia? Já

3 respostas
Gostaria de saber se existe algum risco referente ao uso do CO2 durante a realização da histeroscopia?
Já realizei esse exame e senti uma dor incapacitante na altura das clavículas e meu ginecologista disse que tal dor era causada pelo gás. Como o organismo absorve o CO2?
Grata
o gas carbonico foi escolhido por ser um gas que pode ser expulsado pelo corpo humano através da respiração.. alem de outras propriedades como não ser inflamável... a histeroscopia pode ser realizada com gas carbônico ou com soro, em ambos casos, pode refluir para cavidade abdominal através das tubas... mostrando que suas tubas estão perveas. mas ele pode acabar irritando o nervo frênico no diafragma e sentir essa dor no ombro que referiu, o gas vai ser absorvido pela dissolução do liquido da sua cavidade.. e transportado pelo sangue e expulso pela respiração. converse com seu medico... a disposição.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça todas as suas dúvidas a respeito da histeroscopia.
Não existe risco para a sua saúde sobre o uso do CO2. Esse gás será reabsorvido pelo sangue e eliminado pelos pulmões através da respiração.
A dor na clavícula e escapula é devido a irritação e distensão do diafragma pelo gás. É uma dor fulgaz e possível de ser controlada com medicações analgésicas e anti-inflamatórias.
A histeroscopia pode ser feita com distensão da cavidade uterina com solução líquida e isso evitaria a dor pelo gás CO2.
A opção pelo gás ou líquido depende da preferência do seu médico.
Converse com o seu médico.
Boa noite
O gás carbônico é inofensivo para seu corpo fica tranquila!!!
O gás carbônico é um gás solúvel e será reabsorvido e eliminado do sei corpo pela respiração.
A Histeroscopia é um exame muito importante porque podemos avaliar com seguranças sua cavidade uterina . Podemos usar gás ou soro fisiológico. A dor no ombro provém da irritação do nervo frênico devido ao gás e a distensão do diafragma, que causam a dor irradiada para o ombro. Vc toma analgésicos e anti-inflamatorios que vão melhorar a sua dor. Fica tranquila.
Tiver medo da dor pode fazer em centro cirúrgico e desta forma será usado meio líquido e vc terá mais conforto . Converse com seu médico.
Obg pela atenção