Gostaria de saber se o antidepressivo Velija (duloxetina), afeta a eficácia da pílula anticoncepcional

9 respostas
Gostaria de saber se o antidepressivo Velija (duloxetina), afeta a eficácia da pílula anticoncepcional Femina?
Nunca vi casos de interação nas minhas pacientes que usam duloxetina e anticoncepcional oral. Mas é sempre bom checar a interação medicamentosa dos dois pelo seu ginecologista ou psiquiatra antes de iniciar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
O Velija não corta o efeito do seu anticoncepcional e não aumenta o risco de gravidez. O Femina não interfere no efeito do seu anticoncepcional.
Não existe método 100% eficaz. O risco de gravidez com o Femina é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%) desde que você use todos os dias, sempreno mesmo horário e sem esquecimentos. O esquecimento aumenta o risco de gravidez para 90 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 9%).
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.
O Velija* (duloxetina) provavelmente não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional.

Referência:

Medscape - Drug interaction checker https://reference.medscape.com/drug-interactionchecker , acessado em 28/07/2018
O Velija não interfere no efeito da pílula.
Como já dito pela colega não interfere, mas as pilulas devem sempre ser tomadas dentro do prazo , recomendado e mesmo assim apesar de pequenas as chances podem falhar, vale estar atenta e sempre acompanhar com a sua ginecologista.
att,
Eduardo
Também desconheço qualquer incompatibilidade dos dois medicamentos. Mas para realmente ter certeza o ideal é conversar com seus médicos.
Conforme orientação dos profissionais acima descritas, o antidepressivo Vileja (duloxetina), não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional. Contudo é importante salientar que não se deve fazer uso de qualquer medicação sem orientação e prescrição médica.
Bom dia !

É necessário ajustar a dosagem da medicação com o médico Psiquiatra que acompanha o seu caso. Evite a automedicação , pode trazer danos irreversíveis a sua saúde.
Procure com urgência o seu psiquiatra e ele vai saber como melhor te orientar para que você tenha uma vida equilibrada e saudável .

Boa sorte !

Como aferido por meus colegas psiquiatras, este antidepressivo não prejudica no efeito do contraceptivo. É importante o uso deste remédio nos dias e horários certos para não acontecer uma gravidez indesejada. Vá a consultas regulares com seu ginecologista e tire dúvidas sempre com seu médico. Abraços

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.