Gostaria de saber se o biofeedback ano retal é indicado para pacientes que foram submetidos a proctocolectomia

3 respostas
Gostaria de saber se o biofeedback ano retal é indicado para pacientes que foram submetidos a proctocolectomia total.
Não necessariamente. A cirurgia de proctocolectomia total em geral preserva totalmente a musculatura anal, não sendo necessário o biofeedback.Devido à grande manipulação pélvica pode ocorrer uma fibrose e estreitamento da pelve com enrijecimento do intestino abaixado, o que pode levar a distúrbios da evacuação, quadros conhecidos como síndrome pós-abaixamento. Nesse caso o problema não está na musculatura e sim na pelve. O biofeedback pode ajudar, mas pode não alterar significativamente esses quadros. Você deve procurar um especialista para avaliar o que pode ser feito no seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem dois biofeedback’s que podemos utilizar para reabilitação perineal, o de pressão e o que capta o potencial elétrico do músculo (EMG). Ambos são indicados para disfunções tanto de incontinência causada pela fraqueza muscular do esfíncter anal (para fortalecimento), quanto distúrbios de evacuação na qual o “anismo” se enquadra. No caso de dificuldade para evacuar o biofeedback é utilizado como ferramenta para dar consciência corporal, promover/facilitar o relaxamento muscular para o auxílio da saída das fezes e avaliação em tempo real da condição da musculatura. Então sim, após avaliação fisioterapêutica e o profissional não detectar nenhuma contra indicação o biofeedback pode ser perfeitamente empregado.
A geração de grandes pressões no reto ou neorreto podem estar relacionadas com perdas de gases e/ou fezes em pacientes após a proctocolectomia restauradora. Quando há divergência entre o funcionamento dos esfíncteres, na qual os pacientes que apresentam relaxamento do esfíncter interno não tem a contração reflexa do esfíncter externo, o biofeedback é indicado como uma opção de tratamento. É necessária uma avaliação com o profissional especialista para ver se há necessidade ou não de realizar esta conduta.

Especialistas

Luiza Maria Pilau Fucilini

Luiza Maria Pilau Fucilini

Coloproctologista, Cirurgião geral

Santo Augusto

Juliana Torres

Juliana Torres

Fisioterapeuta

São Luís

Thaís Págio Chagas

Thaís Págio Chagas

Fisioterapeuta

Vila Velha

Maryanni Cavalcanti

Maryanni Cavalcanti

Fisioterapeuta

Caruaru

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Silvio Santos

Silvio Santos

Fisioterapeuta

Mogi das Cruzes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Anismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.