Anismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - anismo

Jose Newton Olivieri Franco

Jose Newton Olivieri Franco

Coloproctologista

São José do Rio Preto

Stella Fonzar

Stella Fonzar

Fisioterapeuta

Recife

Rafaela Arrais Albuquerque

Rafaela Arrais Albuquerque

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Juliana Torres

Juliana Torres

Fisioterapeuta

São Luís

Mariana Ferro C. Pires

Mariana Ferro C. Pires

Fisioterapeuta

Maceió

Nathany Araújo

Nathany Araújo

Coloproctologista, Cirurgião geral

Natal

Perguntas sobre Anismo

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Anismo

O aumento dos gases é causado pela fermentação, causada pelo excesso de carboidratos e proteínas presentes no intestino. A alimentação é a primeira coisa a se mudar. Depois pode ter envolvimento…
1 respostas

Olá, claro que não, desde que você faça os exercícios que está fazendo na fisioterapia, agora, se você não fizer nada pode sim diminuir a eficácia do tratamento.
att
5 respostas

Especialistas falam sobre Anismo

Trata-se de uma incoordenação da mecanismo da evacuação, que pode causar transtornos ao paciente com constipação severa. O diagnóstico deve ser feito pelo médico especialista com uma anamnese completa, exame físico e complementares.

Ana Carolina Pereira De Sousa

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita

O anismo se caracteriza pela presença de contrações involuntárias do músculo puborretal durante o esforço evacuatório. Isso quer dizer que durante a evacuação, o paciente não consegue relaxar a musculatura o suficiente para eliminar as fezes. Pode levar `a constipação e outros problemas. O tratamento ideal é o biofeedback.

No anismo há uma incoordenação entre a contração abdominal e o relaxamento do assoalho pélvico no momento da evacuação. A Fisioterapia Pélvica dispõe de recursos como biofeedback, orientação sobre posicionamento correto para evacuação, cinesioterapia específica etc para reeducação dessa musculatura com objetivo de esvaziamento completo ao final da evacuação.

O anismo ou contração paradoxal dos músculos puborretais manifesta-se por vontade de evacuar, sem capacidade de exonerar o conteúdo retal, por mais esforço que se faça. É de causa desconhecida, acomete homens e mulheres, é uma síndrome de instalação lenta e gradativa, geralmente acompanhada de constipação. Nesse caso o biofeedback seria uma boa escolha para o tratamento.

Patrícia Zaidan

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro


Anismo é o mesmo que Contração Paradoxal do Músculo Puborretal. É uma doença dentro da fisiologia anorretal, em que o paciente não realiza o relaxamento adequado da musculatura anal durante a evacuação. Com isso, há uma contração ao invés do relaxamento. Os sintomas são constipação, esforço evacuatório intenso e sensação de evacuação incompleta. O diagnóstico é confirmado com o exame de Manometria Anorretal. O tratamento é clínico, com correção da consistência das fezes e exercícios de Biofeedback.

Anismo ou dissinergia do assoalho pélvico é definido como a incoordenação ou o relaxamento inadequado da musculatura do assoalho pélvico durante a tentativa de evacuar ou força propulsiva inadequada. A coordenação da contração abdominal com o relaxamento do assoalho pélvico é importante para o processo. A Fisioterapia dispõe de recursos como o Biofeedback que vai ensinar ao paciente o relaxamento e contração correta da musculatura do períneo, posicionamento correto de evacuação, eletroestimulação, entre outras técnicas

Amanda Silva Domingues

Fisioterapeuta

Sorocaba


Contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico (anal) que se manifesta por vontade de evacuar, sem capacidade de eliminar o conteúdo retal, por mais esforço que se faça. É de causa desconhecida, acomete homens e mulheres, é uma síndrome de instalação lenta e gradativa, geralmente acompanhada de constipação (Intestino preso). Precisa aprender a relaxar com o aparelho de biofeedback.

Carolina Barreto

Fisioterapeuta

Salvador


Chamado também de dissinergia do assoalho pélvico.É definido como contração paradoxal ou relaxamento inadequado da musculatura do assoalho pélvico durante a tentativa de evacuar ou força propulsiva inadequada. A fisioterapia tem um papel importante no tratamento conservador do anismo, atuando na reeducação da musculatura do assoalho pélvico tendo como objetivo a coordenação da contração abdominal com o relaxamento do assoalho pélvico.

O anismo ou contração paradoxal, é uma descoordenação do músculo puborretal no processo de evacuação. Durante a defecação, o músculo que faz uma alça ao redor do reto e prende-se no osso púbis relaxa-se para que o mesmo se retifique e possa ter seu conteúdo esvaziado após contração abdominal adequada. Nessa doença, o paciente sente vontade de evacuar, mas realiza o esforço sem conseguir esvaziar o reto de forma adequada, necessitando de manobras digitais, posicionamentos e puxo abdominal intenso, muitas vezes, com sensação de evacuação incompleta e constipação. O diagnóstico é dado com base em exames como manometria e eletromiografia e o tratamento individualizado conforme os achados.

Thais Yuka Takahashi

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Anismo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.