Gostaria de saber se portadores de pré-diabetes e diabetes tipo 2 podem fazer consumo de produtos diet
3
respostas
Gostaria de saber se portadores de pré-diabetes e diabetes tipo 2 podem fazer consumo de produtos diet com dextrose / maltodextrina em sua composição?
De preferência não, mas caso a glicemia esteja bem controlada, é possível incluir algum alimento com este tipo de carboidrato. Tudo depende de como está o controle.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, a conduta nutricional no quadro de pré diabetes e Diabetes tipo 2 instalado são bem diferentes.
O quadro de pré diabetes pode ser revertido desde que haja mudança no comportamento alimentar e prática de atividade física. Já no Diabetes, a reeducação alimentar, prática de atividade física e tratamento medicamentoso (hipoglicemiantes orais, insulina) visam a contenção da patologia, para que não hajam agravos.
Diante disso, o pré diabético deve evitar consumo de alimentos com adoçantes, exceto stévia, pois é sabido que o consumo inadequado de adoçantes pode levar ao desenvolvimento de intolerância à glicose. Portanto a maltodextrina em um determinado alimento seria menos danoso que o adoçante (exceto stévia), isso considerando uma alimentação adequado. No caso do diabético é exatamente o contrário.
Apenas com Acompanhamento Nutricional é possível delimitar o consumo e as melhores escolhas alimentares.
Procure um Nutricionista.
Abraços.
O quadro de pré diabetes pode ser revertido desde que haja mudança no comportamento alimentar e prática de atividade física. Já no Diabetes, a reeducação alimentar, prática de atividade física e tratamento medicamentoso (hipoglicemiantes orais, insulina) visam a contenção da patologia, para que não hajam agravos.
Diante disso, o pré diabético deve evitar consumo de alimentos com adoçantes, exceto stévia, pois é sabido que o consumo inadequado de adoçantes pode levar ao desenvolvimento de intolerância à glicose. Portanto a maltodextrina em um determinado alimento seria menos danoso que o adoçante (exceto stévia), isso considerando uma alimentação adequado. No caso do diabético é exatamente o contrário.
Apenas com Acompanhamento Nutricional é possível delimitar o consumo e as melhores escolhas alimentares.
Procure um Nutricionista.
Abraços.
A dextrose é na verdade um monossacarídeo que tem seu pico de insulina e é um gerador de energia rápido. É formado por ligações de glicose só que mais pura, e é considerado um carboidrato simples. A maltodextrina é considerado uma carboidrato complexo, um polímero de glicose (um conjunto), sua absorção é um pouco mais lenta.
Na Diabetes tipo 2, o problema não está na produção de insulina pelo contrário, o corpo a produz de forma exacerbada para que os receptores de insulina no músculo e no fígado, por exemplo consigam interiorizar a glicose para órgão ou músculo. Desta forma, o uso desses carboidratos poderia desencadear uma hiperglicemia se não for absorvido corretamente. Por isso, o uso desses tipos de carboidratos deve ser monitorado pelo nutricionista/médico pra que não haja prejuízo na saúde do portador de Diabetes tipo 2.
Na Diabetes tipo 2, o problema não está na produção de insulina pelo contrário, o corpo a produz de forma exacerbada para que os receptores de insulina no músculo e no fígado, por exemplo consigam interiorizar a glicose para órgão ou músculo. Desta forma, o uso desses carboidratos poderia desencadear uma hiperglicemia se não for absorvido corretamente. Por isso, o uso desses tipos de carboidratos deve ser monitorado pelo nutricionista/médico pra que não haja prejuízo na saúde do portador de Diabetes tipo 2.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- amo doces mas recentemente soube que estou com 121 de glicose, tenho histórico na família, ainda posso consumir isoladamente algum doce (como sorvetes, bolos, refrigerantes)(uma vez no mês/duas)?
- Uva pode comer quem e diabético? E mamão e suco de saquinho?
- Estou fazendo quimioterapia, minha glicemia está sempre alterando, 237 depois 176 depois 127 , também 123 depois vai à 194 , com a quimioterapia isso é normal, pois sempre tive abaixo de 100. Obrigado
- O Forxiga 10mg é mais eficaz que a metformina no controle da resistência da insulina (pré-diabetes em adultos) ?
- Tenho diabete tipo 2 ,e agora estou com candidíase na glande e mesmo tomando remédio e passando tomada , está difícil de curar. Será porque a minha imunidade está baixa?
- Minha glicemia deu 89 após café da manhã. É normal?
- Olá, meu exame de hemoglobina glicada hb alc deu 7, 8 % estou com diabetes? antes disso tinha feito exame de glicose e tinha dado 106 me respondam por favor estou muito preocupada. Tenho 19 anos.
- Esqueci a caneta saxenda Dentro do carro durante todo dia lacrada ainda posso usar?
- Fiz um exame periódico e minha glicose deu 123.0 O que isso significa?
- Possou diabetes tipo dois, quanto ele deve dar em jejum e a noite?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1371 perguntas sobre obesidade
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.