gostaria de saber se tem cura o pé diabetico?

3 respostas
gostaria de saber se tem cura o pé diabetico?
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
Os problemas dos pés relacionados ao diabetes constituem complicações tardias da doença sistemica de causa metabólica. As principais lesões são: 1) alteração na sensibilidade do pé que varia desde sensações desagradáveis referidas como queimação até perda progressiva da sensibilidade táctil, térmica e dolorosa; 2) úlceras (feridas) nas áreas de apoio na planta dos pés; 3) redução na circulação sanguìnea local nos pés resultando em isquemia (diminuição grave da circulação), morte dos tecidos (necrose) e gangrena (infecção secundária por bactérias; 4) osteomielite (infecção óssea a partir de uma ferida no pé); 5) artropatia de Charcot (destruição osteoarticular envolvendo o pé e tornozelo secundária a entorse, fraturas e luxações múltiplas num pé sem sensibilidade protetora). Devido a multiplicidade e variedade das lesões existe tratamento adequado para a maioria delas, mas sequelas são esperadas. Daí a palavra "cura" não ser adequada para caracterizar todos estes eventuais problemas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cura não existe e sim busca por qualidade de vida ! Realizando um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar poderá alcançar um equilíbrio e melhorar significativamente seu dia a dia, visitas regulares ao médico, fisioterapia,nutrição ,podologia especializada com confecção de palminhas especiais , consulta de enfermagem,entre outros, lhe trará uma qualidade de vida e irá ajudar a prevenir complicações piores como a amputação de membros.
Dr. Josualdo Euzebio Da Silva
Angiologista, Cirurgião vascular
Belo Horizonte
O pé diabético é uma consequência do diabetes nao controlado. É muito importante que seja avaliado para verificar se apresenta obstruçao arterial, caso exista ha tratamento minimamente invasivo, também é fundamental o cuidado com os pés, acompanhamento regular com endocrinologista e ortopedista.

Especialistas

Sarah Patury

Sarah Patury

Angiologista

Salvador

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Elias Abdala Tauil Filho

Elias Abdala Tauil Filho

Cirurgião vascular

Guaxupé

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.