Gostaria de saber se tem tratamento para apneia pelo sus?

3 respostas
Gostaria de saber se tem tratamento para apneia pelo sus?
Ola
A síndrome de Apneia do Sono é uma doença que pode estar relacionada a várias causas: desde alterações no nariz como desvio de septo nasal, aumento dos cornetos nasais, alterações na garganta como amigdalas hipertrofiadas, problemas de oclusão da arcada dentária, alterações esqueléticas da face, excesso de peso com aumento da gordura na região do pescoço entre outras causas. Logo, não se trata de uma condição simples mas com certeza existe tratamento, o primeiro passo é fazer o diagnóstico correto e após iniciar o tratamento desde medidas de higiene de sono como ter um ambiente calmo, sem barulho e de baixa luz para dormir, elevar a cabeceira da cama, dormir de lado, evitar se alimentar 2 horas antes de deitar entre outras coisas; cirurgias nasais e de garganta podem ajudar dependendo de cada caso, aparelhos dentarios especificos para o sono e o aparelho de CPAP. Assim é necessario procurar o medico especialista que é o otorrino e isto tambem é possivel pelo SUS.

Seu quadro é de apnéia obstrutiva do sono. Em primeiro lugar deve procurar um otorrino para ver a necessidade de fazer uma videonasolaringoscopia, em seguida fazer uma polissonografia (exame do sono, feito durante a noite toda num laboratório de sono). Com o resultado nas mãos, marcar com um especialista em Medicina do Sono (pode ser um otorrino, um pneumologista, um neurologista ou um psiquiatra), mas é importante que tenha o título de especialista para saber fazer a melhor orientação.
Para o diagnóstico de Apnéia do Sono, assim como de outros distúrbios do sono, o exame de Polissonografia faz-se necessário.
Este exame está disponível em algumas unidades públicas, em geral naquelas ligadas a instituições de ensino (universidades, faculdades).
Nestas mesmas instituições também são ofertados tratamentos e acompanhamento.