Gostaria de saber se um sexólogo/ ginecologista pode fazer uma terapia sexual?
10 respostas
Gostaria de saber se um sexólogo/ ginecologista pode fazer uma terapia sexual?
Ola! Terapia sexual é direcionado por um psicoterapeuta. Dúvidas sobre funções orgânicas e fisiológicas sobre o funcionamento sexual deve ser tratado com o gebecologusta e/ ou urologista. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ginecologista não trabalha os aspectos psicoterapêuticos da terapia sexual e sim o os aspectos organicos e físico. Agora, procure primeiro um ginecologista para ver quais as reais necessidades e os possíveis encominhamentos.

OLá! Não está no campo da medicina atuação profissional como terapeutas sexuais, somente um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta.Paz e bem!

Interessante que busque sim fazer exames clínicos sempre com um ginecologista. Contudo com relação a parte sexual, talvez seja interessante buscar um psicanalista e conhecer melhor a si mesmo, próprio corpo, sexualidade, desejos, inseguranças...

Olá! O Ginecologista não trabalha as questões terapêuticas, somente a parte biológica. Se além da medicina ele tiver formação como Terapeuta sexual, poderá oferecer terapia, contudo o profissional mais recomendado para trabalhar a sexualidade é um Psicólogo com especialização na área. Além da experiência em sexualidade o Psicólogo tem toda formação para trabalhar as questões emocionais que afetam em uma vida sexual satisfatória.
Abraços Psicóloga Kelly Lima.

Olá! O terapeuta sexual é um psicólogo ou médico com uma especialização nesta área. Então, respondendo à sua pergunta, um ginecologista pode fazer esse trabalho caso ele tenha essa especialização. De qualquer forma, a maioria dos especialistas é da Psicologia, mas há muitos da Medicina também.

Busque para você um profissional com essas características e que lhe inspire confiança. É sempre bom verificar onde o profissional estudou. Dessa forma, você se sentirá mais seguro quanto à formação do profissional e a experiência que ele tem. E parabéns por buscar cuidados com sua saúde!

Depende da formação de ambos, desde que sejam competentes e com importante bagagem para conduzir o tratamento e minimize seu sofrimento.
Abraços

Ambos podem fazer desde que tenham especialização para isso. Quando fiz meu curso de sexologia, a proporção era de 4 psicólogos para um ginecologista, mas acredito que essa relação esteja mudando. Então fique atenta, tem que ter especialização, seja de qual área for o profissional.

Apenas os profissionais da area de psicólogia estão preparados com estudos direcionados para a sexologia. Além de estarem especializados.

Olá. O profissional mais indicado para fazer a terapia será o psicólogo(a), especializado na área da Sexologia clínica. Abraço.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Terapia sexual

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.