Terapia sexual - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A terapia sexual é feita por especialistas em sexologia para tratar de questões sobre a própria sexualidade do parceiro. As disfunções mais comuns são sobre a ejaculação, ereção, orgasmo, desejo sexual, fobias, dor, apego, orientação e parafilia.

Especialistas em terapia sexual

Encontre um especialista em Terapia sexual na sua cidade:
Camila Cristina Faquini

Camila Cristina Faquini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Amauri Pereira

Amauri Pereira

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Agendar uma visita
Eduardo Viana Kafuri

Eduardo Viana Kafuri

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Luciano Santos

Luciano Santos

Psicanalista, Psicólogo

Barueri

Agendar uma visita

Perguntas sobre Terapia sexual

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Terapia sexual

 Cláudia Ferreira Melo
Cláudia Ferreira Melo
Psicanalista, Psicólogo
Duque de Caxias
Olá! É importante você fazer um acompanhamento psicoterápico para elaborar esse medo, ter conhecimento do que te bloqueia, do que o impede de fazer isto. Acredito que muitas coisas podem estar…
5 respostas

 Jessica Natali dos Reis Ochoa
Jessica Natali dos Reis Ochoa
Sexólogo, Psicólogo
São Paulo

São Paulo
Olá. O prazer feminino pode ocorrer pela estimulação clitoriana e pela estimulação vaginal. A maior parte das mulheres sentem mais prazer quando a estimulação é clitoriana,…
6 respostas

Dr. Eduardo Santos
Dr. Eduardo Santos
Psicólogo
Ribeirão Preto
Quanto mais você for transparente na terapia, mais a(o) profissional poderá lhe ajudar e mais proveitoso será o processo terapêutico. Não há expressão ou linguagem proibida no ambiente terapêutico.…
4 respostas

Especialistas falam sobre Terapia sexual

Na terapia sexual o importante perceber o que está impedindo o paciente de ter uma vida sexual satisfatória. O paciente precisa se sentir a vontade para que sua colocação seja a mias autentica possível e não tenha medo de se abrir com o profissional. Faço questão de responder todas as dúvidas do paciente, só assim tenho a certeza de que o tratamento está sendo completo.

Dínerson Fiuza

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita

As dificuldades relacionadas a sexualidade humana são diversas e complexas, sendo que a maior parte delas tem causas psicológicas e emocionais. Em um processo terapêutico voltado especificamente para as questões sexuais, terapeuta e paciente conversam sobre as fantasias e os bloqueios que prejudicam a função sexual, buscando resolvê-los. Dois dos principais fatores para insatisfação e dificuldades sexuais são a falta de conhecimento sobre o próprio corpo, encarado como um tabu, e a dificuldade de relações mais íntimas e cúmplices com o parceiro. Ao longo da terapia pode-se notar que os antigos bloqueios, ansiedades e medos vão se suavizando e a vida sexual vai melhorando.

Thiago Vaitsman Bastos

Psicanalista, Psicólogo

Brasília

Agendar uma visita

Quando alguma coisa anormal acontece, às vezes por acaso, na sexualidade de uma pessoa, por exemplo, uma disfunção erétil, um episódio de impotência, uma ejaculação precoce etc., a preocupaçao do paciente com o acontecimento, passa a atuar como um elemento agravante da situação. Ele passa a ter problemas por causa da sua luta contra os problema e a sua briga contra o sintoma, agrava o próprio sintoma. Uma boa terapia sexual vai ajudá-lo a lidar com a sua luta contra o problema em si, que é o gerador da dificuldade.

José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

Campinas


A Terapia Sexual é a terapia destinada a tratar os problemas sexuais. Ela é feita com técnicas específicas, é breve, objetiva e busca sempre resolver os problemas relacionados ao sexo de forma definitiva e no menor tempo possível. O que ocorre são conversas entre cliente e especialista durante as quais alguns bloqueios que prejudicam o sexo, vão sendo eliminados. Quase totalidade, dos problemas sexuais tem causas psicológicas e emocionais, ou seja, ao fazer a terapia para problemas no sexo o paciente começa a notar que os antigoue os antigos bloqueios, ansiedades e medos vão desaparecendo e a vida sexual vai melhorando. Não há contatos íntimos com o paciente.

Terapia sexual é o tratamento de disfunções sexuais, tais como: não-consumação, ejaculação precoce, disfunção erétil, libido baixa, fetiches sexuais não-desejados, vício sexual, sexo doloroso ou uma falta de confiança sexual, assistência de pessoas que estão se recuperando de agressão sexual, problemas em geral causados por estresse, fadiga e outros fatores ambientais e de relacionamento. Terapeutas sexuais assistem aqueles que estão experimentando problemas na superação destas (disfunções) e que ao realizarem-na possivelmente readquirem uma vida sexual ativa.

Abnézer Lima Da Silva

Psicanalista, Sexólogo

Curitiba

Agendar uma visita

Procedimento muito eficaz realizado por um terapeuta sexual e psicólogo especializado no tratamento dos distúrbios sexuais, apto a esclarecer os problemas orgânicos e/ou emocionais relativos a tais demandas. Vale lembrar que, muitas vezes, mesmo que a disfunção tenha um caráter estritamente físico, não significa que o emocional não esteja abalado. Diferentemente do médico, o psicólogo especialista em sexualidade humana se encarrega do tratamento das disfunções em que a causa não seja física. Ao fazer a terapia para problemas no sexo, o paciente começa a notar que os antigos bloqueios, ansiedades e medos vão desaparecendo e a vida sexual começa a melhorar.

Ana Carla Teodoro Olimpio

Psicólogo, Sexólogo

Goiânia


Indicada para quando não se esta conseguindo aproveitar a vida sexual com satisfação. Apoio especializado para questões relativas ao sexo e ao erotismo. Terapia verbal associada a técnicas corporais e técnicas de mindfulness. Atuo como psicóloga atendendo também pacientes com queixas sexuais no Projeto Sexualidade, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Mariana Farinas

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita

A sexualidade humana é compreendida como um processo o qual recebe influencias de fatores biológicos, fisiológicos, emocionais, sociais e culturais, alcançando de forma contínua a vida e a saúde plena das pessoas. Em função do enorme campo do saber e da complexidade na explicitação de assuntos ligados a vida sexual, surgiu a Sexologia, que estuda o comportamento sexual. Sua atuação é de caráter inter e multidisciplinar, abrangendo a Psicologia, a Medicina e a Fisioterapia. Entretanto, é limitado apenas aos Psicólogos e Psiquiatras sexólogos a fazerem terapia Sexual.

Junior Gaia

Psicólogo, Sexólogo

Fortaleza


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, saúde não é apenas ausência de doença, é preciso também interação social e uma vida sexual satisfatória. Por esse vértice, psicoterapia sexual visa tirar dúvidas quanto: ao conceito de sexo e sexualidade, aos pré-conceitos e tabus sobre sexo; alem de tratamentos das disfunções sexuais psicogênicas. Promover qualidade de vida e saúde sexual para as pessoas, ajuda-las a compreender melhor os benefícios da satisfação sexual e o significado de uma vida plena, são alguns dos deveres da psicoterapia sexual.

Sebastião Nascimento

Psicólogo, Sexólogo

Manaus


O sexo é parte fundamental da vida. E, embora na nossa civilização ocidental sejamos educados para separar mente e corpo, isto é uma fantasia... Somos uma coisa só. Se há problemas na área sexual o psicológico precisa ser investigado e tratado tanto quanto o físico. A psicologia Cognitiva para a Terapia Sexual acredita que as crenças distorcidas a respeito de sexo, a forma como o indivíduo interpreta as situações sexuais, tem impacto direto na maneira como a pessoa se sente, como o organismo se prepara para a relação e no comportamento sexual, propriamente dito. E isto é trabalhado em Terapia.

Edith Vieira Carneiro Andrade

Psicólogo

Nova Iguaçu


A Psicoeducação é um componente fundamental na terapia sexual. Uma queixa recorrente de casais que procuram essa modalidade de terapia é a falta de prazer nas relações sexuais. É necessário entender que o sexo não ocorre somente na cama; o sexo ocorre, principalmente, no relacionamento, nas 24 h do casal. Parceiros que se “estimulam” através de trocas prazerosas, onde ambos se sintam bem cuidados, tendem a ter uma vida sexual plena, lembrando que o prazer sexual é uma parte importante da condição humana. Aprender a surpreender o parceiro (a) com gestos que expressam “eu te amo meu amor” e um ganho imenso no relacionamento de qualquer casal.

Paulo Roberto Buarque De Gusmão

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Terapia online é uma terapia não presencial, que usa o computador, tablet ou celular para acontecer a comunicação entre o cliente e o profissional. As consultas online podem ser realizadas através de ferramentas como o Skype, em sessões de vídeo. Para que serve? A terapia sexual online é uma forma de apoio, orientação e solução de problemas no sexo realizada por psicólogos especialistas em sexualidade. Serve para: • Ajudar você a lidar com alguma situação que lhe incomode afetiva ou sexualmente; • Identificar e controlar sintomas relacionados a problemas sexuais; • Encontrar respostas para indecisões na sua vida afetiva-sexual; • Solucionar problemas no sexo; • Ampliar o seu autoconhecimento.

Marcos Santos

Psicólogo, Sexólogo

Blumenau


A terapia sexual é uma forma de tratamento das disfunções sexuais que possuam uma causa psicológica. Pode ser realizada individualmente ou com o casal. Auxilia no combate a ansiedade existente, desmistificando falsos pensamentos/conceitos, e trabalhando os aspectos psicológicos que não permitem uma boa vida sexual. O objetivo é contribuir para a qualidade de vida do paciente, ou do casal, que apresenta uma dificuldade sexual criando condições para este ampliar o autoconhecimento, recuperar e melhorar a autoestima, possibilitar o prazer consigo (e com o(a) parceiro(a)) permitindo a melhora dos sintomas.Também ajuda no sentimento de afirmação e competência da pessoa com sua sexualidade.

Michelle Sampaio

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


O sexo é uma necessidade vital do ser humano sendo importante para a saúde. Por isso todas as pessoas têm o direito de sentir prazer na relação sexual. A terapia visa elevar a qualidade e saúde do sexo esclarecendo dúvidas sobre o desempenho sexual das pessoas envolvidas. E, além disso, proporcionar soluções para os problemas mais comuns na relação sexual: Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil (não ter ereção), Anorgasmia (não chegar ao orgasmo), Dores Durante a Relação e Falta de Desejo Sexual. Há também questões associadas à Sexualidade (Hétero-LGBT), à negociação entre as pessoas envolvidas na prática sexual, dúvidas quanto ao que é certo no sexo ou não, ansiedade, fantasias, entre outras.

Eduardo Santos

Psicólogo

Ribeirão Preto


Busca ajudar os pacientes a vivenciarem de maneira saudável a sexualidade e suas manifestações, ajudando-os quando necessário, a entender e trabalhar suas dificuldades sexuais, desfazendo-se de traumas, preconceitos e mitos que possam limitar sua vida sexual, melhorando as vivências de prazer e a saúde sexual.

Monica Pompeu

Psicólogo, Sexólogo

Niterói

Agendar uma visita

A sexualidade é uma força pulsional em todo ser humano. Mas existem diversas questões relacionadas à este assunto que geram muitas dúvidas, desconfortos e sofrimentos. Sou especialista em Sexualidade e podemos juntos, trabalhar esta questão que reverbera em todas as áreas de nossa vida. Guardar para si questões neste sentido sem elaborá-las vai trazendo consequências para todas as áreas de nossa vida, afinal, somos um ser integralizado, certo? Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Kelly

Kelly Belotti Moretti

Psicanalista, Psicólogo

Mogi das Cruzes


A Terapia Sexual trata de todos os tipos de disfunções sexuais masculinas e femininas. A Terapia Sexual é uma terapia breve e focalizada na sexualidade. Pode se tornar uma alternativa útil e coerente com as necessidades de muitos pacientes. Tem como objetivo auxiliar as pessoas de ambos os sexos na orientação e no esclarecimento de dúvidas em suas funções sexuais e na resolução de suas disfunções ou inadequações de causa não orgânica.

Barbara Ahlert Schneider

Psicólogo, Sexólogo

São Leopoldo

Agendar uma visita

A terapia sexual tem por objetivo trabalhar as questões emocionais, relacionais e psicológicas que podem estar interferindo na qualidade da vida sexual. Todos buscamos qualidade de vida em vários aspectos, entretanto ainda considera-se um tabu a busca pela qualidade e satisfação sexual. Questões que trazem sofrimento, vergonha ou inibição podem ser trabalhadas com vistas a buscar a saúde, trabalhando no conceito ampliado de sexualidade humana e como esse aspecto da vida do indivíduo afeta suas relações não eróticas e pode trazer desconforto em suas relações sociais. O foco do trabalho é a plenitude em todos os aspectos de sua vida.

A terapia sexual é um processo conduzido por um profissional de psicologia, com formação na área de sexologia. O objetivo da terapia é aumentar a qualidade de vida sexual, individual ou de um casal. Grande parte dos problemas sexuais são de fundo emocional ou psicológico e a compreensão de sua própria sexualidade e uma maior informação sexual pode resultar em uma maior qualidade e satisfação nas relações sexuais.

Aparecida Collepiccolo

Psicanalista, Sexólogo

Jundiaí

Agendar uma visita

A terapia sexual acontece frente a um pedido de ajuda as desordens clínicas, tais como deficiência de prazer (orgasmo), ejaculação precoce, problemas de ereção, no entanto incluem-se questões ligadas a esfera afetivo emocional, como: inibição, desinteresse, traumas devido a educação recebida, entre outros. Um ambiente acolhedor facilita o processo terapêutico do cliente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é uma parte importante do bem-estar físico e mental de cada indivíduo. A terapia sexual poderá acontecer tanto individualmente como para o casal.

Um tema muito corrente, entre muitos, que nos tem procurado é o tema do vaginismo, em mulheres jovens, que deveriam usufruir plenamente de sua sexualidade, mas isso não ocorre. O medo toma conta dessas mulheres, impossibilitando o prazer. Estudos apontam que várias são as causas dessa disfunção sexual, incluindo causas psicológicas e físicas, como infecção vaginal, por exemplo. Conhecer o corpo ajuda, assim como entender como a sua psique funciona, pois está fortemente ligada as causas emocionais. Se você sofre com esse problema, procure ajuda especializada e saiba que você não está sozinha nessa luta. E que você pode vencê-la.

Katia Barbosa

Psicólogo, Sexólogo

Nova Iguaçu


A terapia sexual oferece um espaço livre de julgamento para que o cliente expresse suas dificuldades, dúvidas e temores na esfera sexual e onde, com a ajuda do profissional, poderão ser elaboradas estratégias para a superação destes problemas. Pensamentos, crenças e atitudes podem ser discutidos e modificados através de diferentes técnicas e exercícios.A terapia sexual é uma modalidade de terapia breve e focada num objetivo, definido de comum acordo entre o terapeuta e o cliente. Em encontros semanais são discutidas as questões mais relevantes, assim como o resultado dos exercícios realizados em casa ao longo da semana. O tratamento não envolve contato físico nem o uso de medicamentos.

Quais profissionais realizam Terapia sexual?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.