Gostaria de saber se um tratamento para o alcoolismo deve ser só psiquiatra ou pode ser só com psi

10 respostas
Gostaria de saber se um tratamento para o alcoolismo deve ser só psiquiatra ou pode ser só com psicólogo.?
O ideal é fazer um tratamento e acompanhamento conjunto, com psicólogo e psiquiatra. O alcoolismo precisa ser tratado também com medicação em alguns casos, devido à síndrome de abstinência, que é bastante forte, podendo inclusive acarretar em sintomas sérios como alucinações, fortes tremores, etc. Por isso, é preciso também um tratamento medicamentoso, principalmente no início.

O ideal seria fazer uma consulta inicial no psicólogo ou no psiquiatra para uma avaliação. Depois disso você seria encaminhado para um tratamento adequado ao seu perfil e necessidade. Estou a disposição. Abs
A abstinência ou moderação no consumo de bebida alcoólica nem sempre é algo fácil, o psicologo pode auxiliar o paciente na mudança de comportamento, na identificação das situações de risco, na resignificação de pensamentos e crenças mal adaptativas e principalmente na implementação de novos hábitos. O álcool no organismo acarreta em dependência e a desintoxicação gera sintomas difíceis para o paciente, sendo muito importante o acompanhamento psiquiátrico para controle da ansiedade, alivio dos sintomas já existentes e prevenção do agravamento do quadro. Ou seja, é fundamental que o paciente tenha acompanhamento desses dois profissionais juntamente com a família para superar suas dificuldades.
Tenho acompanhado a terapia de grupo para alcoolismo. É o melhor tratamento para essa doença. Conheço alcoolistas que tem mais de 20 anos sem colocar uma gota de álcool na boca e sem utilizar qualquer química farmacêutica. No setting da terapia de grupo todos falam e são ouvidos sem julgamento e sem interrupções. Estou falando do trabalho do AA e do CEREA (Centro de Recuperação de Alcoólatras). A cada dia cresce mais a indicação de terapia que visam o compromisso e conscientização em relação às drogas. O mais importante desse trabalho é dificuldade do paciente ter recaídas. Fique atento e boa sorte.
O alcoolismo é uma doença que gera dependência química e psicológica. Portando o ideal seria fazer o tratamento tanto com o psicólogo quanto com o psiquiatra.
Para maiores dúvidas estou a disposição.
Att,
Luzlaine Carvalho.
Os colegas já citaram acima, mas ressalto que o primeiro passo é o paciente aceitar o tratamento e buscar ajuda psicológica para compreender melhor os aspectos emocionais, que os levam a busca de socorro, mas é importante avaliar a necessidade de uso de medicamento, em casos mais graves é indispensável. Inserir mudanças de comportamentos e a identificação dos estímulos que contribuem no descadeamento da necessidade de beber, pode ajudar o paciente a refletir os danos que acarretam nas áreas de sua vida, isso pode ter um resultado satisfatório.
abraço,
Olá!
O primeiro passo para o tratamento do alcoolismo, deve ser uma forte decisão em mudar de vida e sair da dependência do álcool. O segundo é buscar sim ajuda especializada tanto psicológica, quanto medicamentosa, para Que se obtenha um resultado com excelência. Do ponto de vista psicológico o alcoolismo também é um sintoma de um conflito, um sofre emocional não resolvido, que resulta nas adicções do ( comer, beber, fumar, trabalho...) compulsivos. Essas adicções, vem como um pedido de socorro que precisa ser ouvido.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão
Bom dia!
O ideal é fazer um tratamento conjunto, tanto o psicólogo como o psiquiatra irão ajudar no tratamento.

À disposição
O alcoolismo é uma doença que provoca dependências física e psicológica. O uso contínuo e prolongado do álcool (etanol) pode ocasionar prejuízos consideráveis tanto do ponto de vista psíquico quanto mental, podendo provocar, dentre outros aspectos, alterações da memória e raciocínio lógico. O indivíduo comprometido poderá apresentar, inclusive, dificuldades em suas atividades laborais. Nesse sentido, o ideal é fazer uma avaliação ampla, tanto com o médico psiquiatra, visando verificar a necessidade do uso de medicamentos; como o psicólogo, com formação e experiência em dependência química.
Olá! O tratamento mais eficaz para alcoolismo envolve uma equipe multidisciplinar. Os profissionais somam força. Então o ideal é buscar ajuda das duas especialidades.
Att,