Gostaria de saber sobre o uso da tintura de amora.tenho 56 anos e sofrendo c tudo q a menopausa traz

25 respostas
Gostaria de saber sobre o uso da tintura de amora.tenho 56 anos e sofrendo c tudo q a menopausa traz.li sobre os beneficios e tbm sobre os efeitos colaterais e fiquei c medo.vi a indicaçao de 20 gotas duas vezes por dia.sera q mesmo tomando c cautela corro risco? Inclusive de baixa de açucar no sangue um dos efeitos contrarios q li.nao sou diabetica.mas isso poderia me trazer problemas? Agradeço toda ajuda possivel.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
Ao prescrever uma medicação para a menopausa, hormonal ou não hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clinica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de tratamento e se pode usar essas medicações.
As medicações derivadas de amora carecem de evidência científica que ajudam a melhorar sintomas na menopausa. Talvez tenham mais efeito placebo que qualquer influência na menopausa.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Ola! Estou vendo seus questionamentos e me atentei, o ideal é vc conversar sobre todas essas duvidas com o especialista que te prescreveu, lembrando que nunca se pode tomar qualquer tipo de medicação por conta propria ou por que alguma amiga indicou, para a menopausa alem da terapia medicamentosa tambem existe as terapias alternativas, como acupuntura, auriculoterapia, e ate massagem TUINÁ, que vao fazer um reequilibrio energetico em seu organismo amenizando os sintomas, as vezes para vc ficar mais despreocupada em relacao efeitos colaterais compensa e ja vai reequilibrar suas emocoes automaticamente pense nisso! Me deixo a disposição.
Um grande abraço Virgínia.
 Cezar Cola
Terapeuta complementar
Santos
Este Fitoterapico não tem contra indicações, se mantiver esta dose dará bons resultados. Mas tem muitas outras ferramentas naturais para potencializar isso.
Att; Dr Cezar
Dra. Elisa Tatiana Poltronieri
Homeopata, Terapeuta complementar
Volta Redonda
Existem medicamentos homeopaticos e fitoterapicos que auxiliam nos sintomas da menopausa.Porém isto depende de uma avaliaçao médica da paciente para melhor avaliaçao do plano terapeutico.
 Erika Nechar
Terapeuta complementar
São Paulo
Este fitoterápico na posologia que foi indicado deve aliviar nas sensações da menopausa. existem ainda outras possibilidades naturais que também podem te ajudar a passar por este momento e diminuir os desconfortos. Importante lembrar que fitoterápicos apesar de virem de plantas também tem princípio ativo e devem ser ministrados por medico ou terapeuta que sejam especialistas pois seu uso prolongado ou imoderado pode trazer complicações a sua saude.
 Rafael Haddad
Psicanalista, Terapeuta complementar
Niterói
Sintomas da Menopausa tem várias outras formas eficientes de tratamento.
Encontrar aquela que se adequa mais a sua realidade e personalidade é primordial.

Há casos muito bem sucedidos, por exemplo, em terapias complementares através da Hipnoterapia e Acupuntura, por exemplo.

Estimo melhoras e que encontre o melhor caminho que se adeque ao seu modo de vida.

Fique bem!
Dra. Keid Innecco
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Volta Redonda
O tratamento com a microfisioterapia é muito eficaz nestes casos. Quanto ao fitoterápico, precisa de um avaliação mais abrangente, pois você pode ter outros sintomas, e isto precisa ser avaliado em conjunto.
 Christiane Batista
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Nesse caso teria fazer uma avaliação para ver a quantidade é ideal para você e se é bom ter outro fitoterápico para ter um equilibrio, pois alguns fitos a longo prazo e sem acompanhamento de um especialista podem gerar outros problemas. É bom um profissional te acompanhar semanalmente e conforme houver melhora alterar as doses e o fito.
Prof. Sandra Rosa Negri Gaio
Terapeuta complementar
Curitiba
A menopausa é algo normal e natural da mulher.
Eu indicaria aliar uma terapia sistêmica para melhorar a imagem do feminino que tem em sua mente subconsciente.
Sou Parapsicóloga Clínica e estou à disposição.
 Carla Bulgarelli de Vasconcelos
Terapeuta complementar
São Paulo
Todo fitoterápico deve ser consumido com indicação de um especialista para não causar mais mal do que benefícios. Os efeitos da menopausa pode ser tratados com diversas terapias além da medicina Ocidental e varias delas são naturais, como a Fitoterapia Chinesa, as fórmulas magistrais, a dietoterapia e acupuntura.
Dra. Clara Araújo de Almeida e Silva
Terapeuta complementar
Belo Horizonte
Olá! A tintura de Amora é geralmente benéfica em quadros de menopausas sintomáticos. A dosagem que você está tomando pode ser baixa, depende do seu peso. Há também outros fitoterápicos brasileiros ou fórmulas chinesas que podem ser mais indicados para o seu caso. Por isso o ideal é procurar profissionais que tenham formação em Fitoterapia! Espero ter ajudado.
 Anselma Silva
Terapeuta complementar
São Paulo
Olá ! Esse fitoterápico não tem contra indicação e pode ajudar. Mas é bom consultar um especialista para prescrever a medicação que ira te ajudar.
Além disso as terapias holísticas também são de grande valia.
Dra. Ana Paula Politano
Nutricionista, Especialista em biomedicina
Osasco
Olá, em primeiro lugar quero que saiba que eu honro a sua história e sei o quanto deve estar sendo difícil conviver com todos os sintomas da menopausa. Quanto a sua questão, posso te dizer que cada mulher tem necessidades específicas, e uma história de vida que deve ser investigada para poder fazer um plano de tratamento ideal. O que pode ser um remédio para outra mulher, pode ser um veneno para você( falando de forma ilustrativa). Então eu te sugiro procurar alguém que possa olhar todos os aspectos físicos, emocionais, estilo de vida em todos os pilares da sua saúde para assim você ter segurança e resultados. Um abraço fraterno.
Dra. Margareth Bianchini Corrêa De Moraes
Terapeuta complementar
São Paulo
A cultura popular acaba receitando algumas ervas medicinais, porém é necessário que você busque um profissional para consulta e identificação de qual fitoterápico é melhor para os seus sintomas.
Lembre-se os Seres Humanos, são únicos o que faz bem a um não quer dizer que fará bem ao outro. Abraços
 Matilde Lazara de Faria  Duarte
Terapeuta complementar
Indaiatuba
Olá!!! procure uma avaliação com seu médico de confiança, a naturopatia tbem pode te ajudar, com chás, xaropes modulador hormonal etc, tem jeito sim, a disposição para te ajudar !!! fique com Deus !!!
Dra. Carmen Regina Spadaccia Mazzon
Terapeuta complementar
Campinas
A Fitoteraía é muito acertiva. Porém tudo depende de uma avaliação criteriosa do profissional. Com a vinda da menopausa, outros sintomas podem estar sendo "mascarados", e essa avaliação é primordial ! A combinação dos fitoterápicos, com acupuntura e outras técnicas integrativas auxiliam bastante.
 Patricia Wong Ma Shih Menezes
Terapeuta complementar, Dentista
Barueri
Olá para a menopausa recomendo acupuntura e principalmente homeopatia para ajudar contra os sintomas indesejáveis. Quanto a tintura de amora deve ser tomada quando indicada por médico ou fitoterapeuta para evitar danos e controla-los.
 Cristiane Borges
Terapeuta complementar
Cotia
É importante ter cuidado com automedicação natural. Não é porque é natural que não fará mal.O importante é buscar uma orientação especializada para saber se as propriedades ou principios ativos presentes nas ervas são apropriadas para tratar determinado problema de saúde em determinado organismo. O consumo indevido e desorientado por profissional capacitado no assunto pode trazer efeitos colaterais difíceis de corrigir ou com consequências a longo prazo. A fitoterapia chinesa faz um tratamento personalizado e holístico ou seja, observando o funcionamento do organismo como um todo para depois recomendar ervas medicinais adequadas para os problemas de saúde trazidos pelo paciente.
 Anair Campestrini de Ávila
Terapeuta complementar
Blumenau
bom dia! Nesta dosa a cima citada, podes ingerir tranquilamente.
 Camila Pizzo
Terapeuta complementar
Bauru
O uso da fitoterapia deve ser acompanhado por um terapeuta fitoterápico até mesmo para regulação da dosagem. Evite a auto medicação.
Dr. Luiz Lisboa
Homeopata, Terapeuta complementar, Especialista em biomedicina
Curitiba
Depende muito! A tintura de amora negra é excelente para auxiliar nos sintomas do climatério e menopausa, no entanto ela tem algumas contraindicações que precisam ser avaliadas pelo profissional que te atende.
 Cibele de Albuquerque Quinto
Terapeuta complementar
Cotia
A hipnose é um tratamento não medicamentoso para alivio dos sintomas da menopausa, sendo recomendada inclusive em diretrizes internacionais. Ela atua no alívio dos sintomas e na aceitação da nova fase na vida da mulher.
 Ricardo Marchi
Terapeuta complementar
São Paulo
Olá! Entendo sua preocupação, e vou explicar de forma clara e cuidadosa sobre o uso da tintura de amora na menopausa.

Benefícios da tintura de amora na menopausa
A amora contém compostos chamados fitoestrógenos, que são substâncias naturais semelhantes ao estrogênio humano. Por isso, ela pode ajudar a aliviar sintomas comuns da menopausa, como:

Ondas de calor

Suores noturnos

Alterações de humor

Secura vaginal

Dores articulares

Além disso, a amora é fonte de antioxidantes que ajudam na saúde geral.

Sobre os efeitos colaterais e riscos
Baixa de açúcar no sangue: realmente, a amora pode influenciar a glicemia, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Em pessoas não diabéticas, isso pode causar sintomas como tontura, fraqueza ou fadiga, principalmente se combinada com jejum prolongado ou uso de outros remédios.

Outros efeitos possíveis: alergias (raro), desconfortos digestivos.

Uso e cuidados para você
A dose de 20 gotas duas vezes ao dia é comum, mas o ideal é começar com uma dose menor para observar a reação do seu corpo.

Tome sempre após as refeições para minimizar qualquer impacto na glicemia.

Mantenha uma alimentação regular para evitar quedas bruscas de açúcar.

Informe seu médico ou nutricionista sobre o uso da tintura, para acompanhar e ajustar se necessário.

Se sentir sintomas como tontura, fraqueza ou sudorese, suspenda o uso e procure orientação médica.
Dra. Charlotte Fógos
Enfermeiro, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá! A amora pode influenciar os níveis de glicose e colesterol, mas para entender seus efeitos é fundamental conhecer a concentração da planta, seja na tintura ou em outras formas de uso. Vale ressaltar que existem outras plantas recomendadas para sintomas da menopausa que não apresentam os efeitos indesejados que você mencionou.

Procure um profissional especializado em fitoterapia para obter orientações personalizadas e adequadas. Ele poderá recomendar o tratamento mais indicado para o seu caso.
 Alessandro Carvalho de Sousa
Terapeuta complementar
Itaúna
Sim, você pode usar a tintura de amora.
Para mulheres sem diabetes, o risco de baixa de açúcar é muito baixo.
Use 20 gotas 2x ao dia, diluídas em água, e observe como seu corpo reage.
Se der tontura ou fraqueza, reduza para 10 gotas.

Especialistas

Liliane Vogas

Liliane Vogas

Ginecologista

João Pessoa

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Juan Felix

Juan Felix

Ginecologista

São Paulo

Maíra Facciolli

Maíra Facciolli

Ginecologista

Nova Iguaçu

Aline Scalisse Bassi

Aline Scalisse Bassi

Ginecologista

São Paulo

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 772 perguntas sobre Menopausa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.