Gostaria que você desse algumas dicas de como começar o próximo ano de forma mais otimista.

2 respostas
Gostaria que você desse algumas dicas de como começar o próximo ano de forma mais otimista.
Para as coisas engatarem nesse ano que começa e finalmente a vida entrar nos eixos, proponho que você faça uma avaliação do que deu e não deu muito certo em 2023. Fazer uma espécie de balanço afetivo, emocional, financeiro, profissional pode te ajudar a discriminar cada acontecimento do ano que terminou com o objetivo de separar aquilo que contribuiu para o seu amadurecimento individual daquilo que pouco te acrescentou.
Pensar positivo é um clichê, mas é um clichê que funciona. Por mais que as coisas não estejam assim tão boas, acreditar que existe a possibilidade de melhorar mobiliza em nós uma maneira mais otimista de nos colocarmos perante os obstáculos. Eu sugiro que você liste coisas que deseja alcançar durante o ano que inicia e, de vez em quando, no decorrer de 2024, releia essa lista. O mais importante de fazer e reler essa lista não é avaliar se você está, de fato, conquistando tudo aquilo que desejou, o real objetivo é, com o passar do tempo, você poder constatar o quanto ainda é ou não aquela pessoa que aquilo almejou. Segundo a mitologia grega, se quisermos fazer os deuses rirem falemos de nossos projetos. O maior ganho que se pode ter com uma ano que termina e outro que começa é o exercício da paciência, da capacidade de se adaptar, da flexibilidade e da tolerância.
Feliz 2024!

Olá, fim de ano geralmente temos aquela sensação de que sempre deixamos algo pendente para trás no ano que se passou. A minha proposta para você seria colocar no papel o que você deixou de fazer no sentido de atividades e pendências que se referem à vida pessoal, profissional, familiar e afetiva, e buscar cada mês do ano tentar pôr em prática uma questão de cada vez. No que se refere a questão de sexualidade (já que você direcionou essa questão para um sexólogo, o conselho que dou é avaliar como anda sua perspectiva em relação a tua sexualidade, corpo e relações afetivos eróticas. Se você está em um relacionamento, buscar avaliar como anda o caminhar do relacionamento, se você está solteiro, refletir se gostaria de nesse novo ano que se iniciará , você irá querer ter alguém para estar com você. E se você já fez terapia ou nunca fez terapia e precisa desenvolver algum repertório novo de comportamento, atitudes e pensamentos que te façam sair do movimento repetitivo, sugiro que você inicie uma terapia nesse ano que se iniciará. Abraço e fico a disposição! Feliz ano novo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!