Gostaria que você desse algumas dicas de como começar o próximo ano de forma mais otimista.

2 respostas
Gostaria que você desse algumas dicas de como começar o próximo ano de forma mais otimista.
Para as coisas engatarem nesse ano que começa e finalmente a vida entrar nos eixos, proponho que você faça uma avaliação do que deu e não deu muito certo em 2023. Fazer uma espécie de balanço afetivo, emocional, financeiro, profissional pode te ajudar a discriminar cada acontecimento do ano que terminou com o objetivo de separar aquilo que contribuiu para o seu amadurecimento individual daquilo que pouco te acrescentou.
Pensar positivo é um clichê, mas é um clichê que funciona. Por mais que as coisas não estejam assim tão boas, acreditar que existe a possibilidade de melhorar mobiliza em nós uma maneira mais otimista de nos colocarmos perante os obstáculos. Eu sugiro que você liste coisas que deseja alcançar durante o ano que inicia e, de vez em quando, no decorrer de 2024, releia essa lista. O mais importante de fazer e reler essa lista não é avaliar se você está, de fato, conquistando tudo aquilo que desejou, o real objetivo é, com o passar do tempo, você poder constatar o quanto ainda é ou não aquela pessoa que aquilo almejou. Segundo a mitologia grega, se quisermos fazer os deuses rirem falemos de nossos projetos. O maior ganho que se pode ter com uma ano que termina e outro que começa é o exercício da paciência, da capacidade de se adaptar, da flexibilidade e da tolerância.
Feliz 2024!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, fim de ano geralmente temos aquela sensação de que sempre deixamos algo pendente para trás no ano que se passou. A minha proposta para você seria colocar no papel o que você deixou de fazer no sentido de atividades e pendências que se referem à vida pessoal, profissional, familiar e afetiva, e buscar cada mês do ano tentar pôr em prática uma questão de cada vez. No que se refere a questão de sexualidade (já que você direcionou essa questão para um sexólogo, o conselho que dou é avaliar como anda sua perspectiva em relação a tua sexualidade, corpo e relações afetivos eróticas. Se você está em um relacionamento, buscar avaliar como anda o caminhar do relacionamento, se você está solteiro, refletir se gostaria de nesse novo ano que se iniciará , você irá querer ter alguém para estar com você. E se você já fez terapia ou nunca fez terapia e precisa desenvolver algum repertório novo de comportamento, atitudes e pensamentos que te façam sair do movimento repetitivo, sugiro que você inicie uma terapia nesse ano que se iniciará. Abraço e fico a disposição! Feliz ano novo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.