H, 43 anos, tomava sertralina, foi trocada medicação para Bupropiona devido a queda de libido, fique

3 respostas
H, 43 anos, tomava sertralina, foi trocada medicação para Bupropiona devido a queda de libido, fiquei preocupado ao ler a bula, pra quem nunca teve convulsão, o risco de ter esse evento é real ( + 10%) ou muito raro ( menos de 1% ) ?
Dr. Lucas Gurgel Tiso
Psiquiatra, Médico clínico geral, Médico de família
São Paulo
Olá! Para pacientes sem histórico de convulsão, o risco da bupropiona de liberação prolongada causar convulsões em uso nas doses usuais (150-300 mg/dia) é baixo e dose dependente. Ele varia de 0,01% e 0,1%. Na dose máxima de 300mg/dia, o risco de convulsão chega a 1 de 1000 pessoas (incomum, <1%), e não atinge os 10% que você referiu. Esse efeito é dose-dependente, e se intensifica quanto em interação com fatores como álcool ou outros fármacos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa noite.

O risco de convulsão com a bupropiona existe, mas é baixo quando usada em doses terapêuticas e em pessoas que não têm fatores de risco (como histórico prévio de epilepsia, trauma craniano, uso abusivo de álcool/drogas, distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia).

Em pacientes sem histórico de convulsão, o risco estimado gira em torno de 0,1% a 0,4% (ou seja, menos de 1%).

Aquele “10%” que às vezes aparece em comentários na internet não corresponde ao risco real em pessoas sem predisposição, normalmente está relacionado a situações de uso incorreto ou acima da dose máxima (450 mg/dia).

Em resumo: se você nunca teve convulsão e está usando a dose correta, o risco é muito raro (bem abaixo de 1%).

Um abraço!
A bupropiona realmente traz na bula a possibilidade de convulsões, já que reduz o limiar convulsivo (ou seja, torna mais fácil que uma convulsão aconteça diante de um mesmo estímulo). No entanto, isso costuma preocupar mais do que deveria. Para quem nunca teve convulsão e não apresenta fatores de risco (como uso abusivo de álcool, histórico de epilepsia ou alguns problemas neurológicos), o risco é muito baixo (menos de 1% nas doses normalmente prescritas). Além disso, esse risco é maior em doses mais elevadas e nas formulações de liberação imediata, enquanto a formulação "XL" tem liberação mais gradual, com menos efeitos adversos como esse.

Em resumo, trata-se de uma possibilidade rara, mas que precisa ser mencionada por questão de segurança. Na ausência de fatores de risco e com uso em doses adequadas, não costuma ser algo preocupante. Quando bem indicada e acompanhada, a bupropiona é uma medicação segura e eficaz, como no caso de associação com sertralina para reduzir efeitos negativos na libido.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.