Ha 3 anos cai e fraturei a vertebra t11 fiz uma tomografia e o resultado foi fratura com colapso parcial

4 respostas
Ha 3 anos cai e fraturei a vertebra t11 fiz uma tomografia e o resultado foi fratura com colapso parcial t11 e discreta escoliose lombar de convexidade a esquerda, o que quer dizer? Meu medico esta de ferias.
Dr. Luciano Pellegrino
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Olá,

Muito provavelmente essa fratura está consolidada (cicatrizada). Normalmente essas fraturas se consolidam em 4 a 6 meses. Seria interessante passar com seu médico para medir esse colapso e a cifose na região da fratura, além de fazer um exame físico para verificar se há algum sintoma clínico residual. A maior parte das fraturas com colapso parcial consolidadas não deixam sequelas clínicas, apenas sinais radiográficos como cifose ou escoliose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Bruno Silva Pereira
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Olá
Existem diversos tipos de fratura de coluna e algumas com indicação de cirurgia
Pelo que entendi, no seu caso foi um tipo de fratura em que o tamanhaho da vértebra sofre uma redução da altura. Isso é um colapso parcial. Grande parte das vezes não requer cirurgia
Outra alteração que foi notada foi a Escoliose. Escolise é um desvio de coluna, que no seu caso poderia estar presente antes do trauma, ou, por conta da fratura, ter causado um desalinhamento da coluna. Seria importante avaliar seus exames e te examinar para saber qual o melhor tratamento a ser indicado
Estou a disposição
Abraços
Dr. Emílio Crisóstomo Lima Verde
Ortopedista - traumatologista
Fortaleza
O tempo de fratura provavelmente ja levou à sua consolidação (colada). Este colapso parcial pode desencadear algumas pequenas alterações dos desvios normais da coluna, porem deve ser realizada uma avaliação completa do seu caso com exame físico e uma radiografia panorâmica da sua coluna para avaliação de uma possível escoliose ou cifose.
Bom dia,

As fraturas de coluna podem ser tratadas de diferentes formas de acordo com sua gravidade. Desde apenas medicação para dor, colete, cimentação da vértebra (procedimento minimamente invasivo chamado de vertebroplastia) ou artrodese (cirurgia tradicional com parafusos). Se sua fratura já tem 03 anos, provavelmente ela já consolidou. Mesmo assim deve ser procurado um especialista para avaliar se há deformidade com risco de progressão. Grande abraco!

Especialistas

Jailson Franco Freitas

Jailson Franco Freitas

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

André Meireles Borba

André Meireles Borba

Neurocirurgião

Brasília

Thiago Pedro Alves

Thiago Pedro Alves

Ortopedista - traumatologista

Caruaru

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Marcos Devanir Silva da Costa

Marcos Devanir Silva da Costa

Neurocirurgião

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 340 perguntas sobre Doenças Da Coluna Vertebral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.