Há 8 anos atrás (eu tinha 11 anos) eu desmaiei em um mercado, pois não tinha me alimentado bem, esta

3 respostas
Há 8 anos atrás (eu tinha 11 anos) eu desmaiei em um mercado, pois não tinha me alimentado bem, estava cheio e calorento. após o ocorrido, minha mãe posteriormente contou que quando eu estava desacordada, minhas mãos ficaram enrijecidas, como garras e isso me deixou com uma pulga atrás da orelha. somente agora, eu pensei mais em investigar, talvez fazer exames. seria necessário procurar um especialista ou o que houve foi normal?
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Desmaios em situações de jejum prolongado, ambientes quentes e cheios podem realmente acontecer, especialmente em pessoas jovens. No entanto, o fato de suas mãos terem ficado enrijecidas como "garras" durante o episódio pode indicar algo diferente, como uma resposta do sistema nervoso ao estresse do corpo, ou até mesmo uma manifestação semelhante a uma convulsão.

Por isso, mesmo que tenha acontecido há muitos anos, o ideal é procurar um neurologista para avaliar com mais segurança. Pode ser necessário realizar alguns exames, como um eletroencefalograma, por exemplo, só para garantir que está tudo bem.

Essa resposta é apenas informativa e não substitui uma consulta médica. O mais indicado é buscar uma avaliação profissional para tirar qualquer dúvida de forma segura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
O que você descreveu — desmaio em ambiente quente, sem se alimentar bem, com rigidez nas mãos (“em garra”) — pode sim ter sido uma síncope comum, ou seja, um desmaio por queda de pressão causado por calor, jejum ou estresse. Nesses casos, o corpo às vezes reage com movimentos involuntários ou rigidez passageira, o que pode assustar, mas não significa necessariamente algo grave.

Porém, quando há rigidez muscular ou movimentos involuntários durante um desmaio, a gente também precisa descartar causas neurológicas, como uma crise convulsiva.

O que fazer agora?
Mesmo que tenha sido há muitos anos, vale a pena sim procurar um neurologista para conversar sobre o caso e, se ele achar necessário, pedir exames como EEG (eletroencefalograma) ou imagem do cérebro (como uma ressonância) só para garantir que está tudo bem.

Resumo:
Pode ter sido algo benigno, mas como teve um sinal atípico (as mãos em garra), o ideal é procurar um neurologista para investigar com mais segurança. Melhor tirar a dúvida de vez, né?
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Olá. Não, o que ocorreu não é algo normal. Pela descrição, isso parece uma crise convulsiva. Em sendo, há diversas causas para esse problema. Creio que a investigação é importante sim. Penso que um clínico e um neurologistas seriam os melhores especialistas para iniciar a investigação do que pode ter ocorrido, mas, principalmente, para avaliar se esse problema pode acontecer novamente.
Melhoras!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.