Há um dia voltei a tomar citalopram 20mg, mas parti ao meio para retornar. Estou sentindo muito enjo

4 respostas
Há um dia voltei a tomar citalopram 20mg, mas parti ao meio para retornar. Estou sentindo muito enjoo, ânsia, sono, vontade de chorar e uma angústia muito grande. Isso vai melhorar com o tempo? Não me senti assim quando usei antes. Estou com vontade de desistir de novo do remédio
Os medicamentos inibidores seletivos da recaptação de serotonina podem causar aumento da ansiedade nos primeiros dias de uso. Esses efeitos geralmente desaparecem após 14 a 21 dias de uso da medicação. Os efeitos terapêuticos começam a aparecer também após esse período.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Valter Abelardino
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva
Curitiba
Primeiramente temos que partir do pressuposto que esses seus sintomas acima relatados não são decorrentes de outros problemas médicos gastrointestinais por exemplo;etc. Normalmente essa dose de citalopram quase não causa esses efeitos colaterais,ainda mais que já tomastes anteriomente e sem esses problemas. Deves voltar ao médico que te prescreveu prara reavaliar o quadro clínico.Quando isso acontece com um paciente que estou tratando, combino com ele que mesmo sentindo esses sintomas, se não forem insuportáveis, persista até nossa próxima consulta, se possível adiantá-la, se for insuportável,que suspenta a medicação e remarque uma consulta o mais breve possível.
Possivelmente melhorará sim, os principais efeitos colaterais acontecem nos primeiros 10 dias de uso e costumam ser transitórios, além disso os pacientes, em geral, começam a ter melhora dos sintomas depressivos ou ansiosos após 15-20 dias de uso dessa medicação
Olá! A tendência é ter melhora com o tempo. Os efeitos colaterais que você está sentindo podem acontecer toda vez que você inicia esses medicamentos. Antes não aconteceu porque seus neurônios estavam menos afetados, agora por algum motivo eles estão provavelmente com mais sítios de ação da serotonina e foram excessivamente estimulados pelo medicamento. Isso tem como ser abrandado com associação medicamentosa e acompanhamento psiquiátrico.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1247 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.