Há um tempo me sinto desestimulada, não consigo me concentrar mesmo quando é uma coisa que quero muito

21 respostas
Há um tempo me sinto desestimulada, não consigo me concentrar mesmo quando é uma coisa que quero muito fazer, passo o dia triste, tento me forçar a ficar animada e não consigo por muito tempo, não consigo organizar meus pensamentos, me sinto inútil e cobrada, isso pode ser começo de depressão?
Olá! Esses sintomas pode estar vinculados com depressão, ansiedade, angústias, traumas etc. O auto diagnóstico não deve ser uma medida utilizada para entender o processo. É importante que vc busquei um profissional, psicoterapeuta e/ou psiquiatra, para entender seu quadro clínico e emocional! O enfrentamento das situações tidas como desmotivadora, a compreensão sobre o seu processo individual irá favorecer em um novo movimento e como consequencia em bem-estar! Abraço

O diagnóstico de depressão envolve avaliação médica criteriosa com exame clínico e exames básicos para excluir problemas físicos relacionados. Seu relato breve pode estar relacionado a um quadro depressivo, reações a estresse, disfunções hormonais, etc. recomendo que você
Procure um médico especialista da área para fazer uma avaliação. Auto diagnóstico e auto medicação são perigosos e devem ser evitados a todo custo.
À disposição.
Oi!
Olha, a tristeza que perdura e o sentimento de inutilidade podem sim ser alguns indicativos de depressão, mas somente a partir de uma escuta qualificada de sua história (tanto do surgimento desses sinais quanto de sua vida em geral) é que pode ser dado um diagnóstico. E, para além disso, a maneira como você lida com essas questões pode ser pensada a partir de um processo de acompanhamento psicológico. Já que isso passou a ser percebido (e provavelmente gera sofrimento) procure um profissional de psicologia.
Sim, pode ser.É prudente fazer um check in também de como anda sua saúde. Pois isso afeta muito no nosso corpo e mente. Após essa checagem , as correções possíveis feitas e a continuidade dos sintomas for presente ainda é interessante você procurar um psicólogo para averiguar a fundo seus pensamentos , e sua vida . Boa sorte!
Nem toda tristeza e angústia é depressão. É inegável que nos últimos tempos o uso do termo depressão tem sido bastante banalizado, assim seu diagnóstico deve ser feito com cuidado e sempre por um profissional capacitado. Procure um psicólogo e/ou um psiquiatra. É importante que procure ajuda pois aquilo que não é trabalhado e ressignificado aparece em ato, seja através de sintomas ou mesmo ações que fazem barreira ao outro, dificultando suas relações. Um bom acompanhamento psicológico pode facilitar na recuperação das habilidades em lidar com seus problemas e descobrir o que está acontecendo quanto ao que nomeia de depressão.
Procure sim algum psicanalista ou psiquiatra. Certamente será alguém com quem você poderá tirar suas dúvidas e começar a procurar entender o que está por trás desse desanimo. Boa sorte!
Olá, seria importante refletir um pouco mais sobre essas questões, bem como os fatos que a levaram à sentir-se assim. Talvez você esteja passando por um momento de fragilidade, e por que não procurar ajuda psicológica?
Esse contato com o terapeuta pode vir a ser de grande valia, pois tem como objetivo criar oportunidade de você estar entrando em contato consigo mesma.
Boa sorte!
A melhor forma de saber é fazer um diagnostico mais específico. Procurar um psiquiatra, de preferencia um profissional que faça uma anamnese mais completa e posteriormente procure um psicologo para auxilio ao tratamento.
Abs
Os sintomas que descreveu aponta para um episódio depressivo. É importante que procure um médico ou psicólogo para uma avaliação e se for o caso inicie um tratamento. Quando cuidamos dos sintomas no início é mais fácil o restabelecimento. Um quadro depressivo não quer dizer que está com depressão. Vale a pena investigar qual a causa que te levou a entrar nesse estado. Um psicólogo poderá ajudar.
Procure um psicologo, psicanalista ou psiquiatra.
Olá. Independente do diagnóstico de depressão ou não, você certamente está passando por grande sofrimento psíquico, então deve buscar um bom psicologo que possa lhe acolher e compreender o que se passa com você. Se necessário procure também um psiquiatra, medicações são válidas para que se possa suportar períodos difíceis, assim a medida que for conseguindo lidar melhor com seus sofrimentos, pode-se reduzir a medicação. Não deixe de procurar bons profissionais que possam trabalhar juntos para tranquilizar suas dores. Espero ter ajudado e de modo algum se sinta inútil, todos passam por fases difíceis, acredite no seu potencial e procure um bom profissional para amparo.
Tais sintomas indicam que você está sofrendo e tal sofrimento se for neglicenciado pode com a piora do seu estado emocional levar a uma depressão. Saber se atualmente você já está deprimida pelo que foi relatado não é possível. De qualquer maneira, uma vez que já percebeu o quanto esses sintomas estão lhe fazendo mal não há porque esperar piorar para ter certeza que é depressão e só assim procurar ajuda. A ajuda já está disponível e não tem porque você passar por isso só. Cuide-se. Para tal recomendo que procure um psicólogo e comece a sua psicoterapia. Se for necessária uma avaliação psiquiátrica para verificar a possibilidade de depressão ele irá informá-la.
Olá,

Os sintomas mencionados podem ser decorrentes da depressão. Porém, também acometem aqueles que vivenciaram situações difíceis, como por exemplo: lutos, perdas significativas, mudanças de vida, menopausa, alterações hormonais, divórcios, a saída de casa de um filho, desemprego dentre outros motivos. Ou, podem ser gerados, por algumas doenças ou tratamentos medicamentosos e hormonais.
A recomendação é consultar-se com um especialista, somente desta forma será evidenciada a causa destes sintomas.
Independente de diagnóstico, você relata uma situação de sofrimento rolam deve solicitar ajuda. É importante falar sobre ess sintomas. Através do atendimento psicanalítico você terá a oportunidade de ter acesso às associações inconscientes e a lógica da formação desses sintomas para que possa lidar com eles de uma outra maneira que seja essa que lhe traz mal estar e sofrimento. Se possível, procure um Psicanalista na sua região.
Olá! É necessário buscar por um bom Psicólogo Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta, para melhor avaliar e encaminhar para o técnico em medicina na especialidade necessária para seu caso. Paz e Bem!
Como já foi dito, se existe sofrimento, busque ajuda, E para acrescentar, você demonstra apresentar alguns dos sintomas do transtorno depressivo, então o ideal é mesmo buscar um profissional, seja médico e/ou psicólogo, para poder fazer o diagnóstico e traçar tratamentos, ok?! Só para ter uma ideia, a pessoa precisa apresentar uma quantidade de específica de sintomas, por um período prolongado, pré-determinado no CID... Mas enfim, desejo melhoras e que consiga achar o auxílio que necessita ... Abç
Olá, aparentemente parece depressão, mas seria importante você fazer uma avaliação com um psiquiatra e com um psicólogo. Abraços.
Olá, quantas observações válidas dos outros colegas. Concordo com a necessidade de buscar auxilio na Psicologia e ou Psicanálise. Sei quantas justificavas encontrará para não iniciar algo que parece muito incomodador mas lembre-se que eis aí o caminho para reaprender a amar-se
Olá.

Você já percebeu que não está bem. Sobre o que você relatou, há tratamento. É importante pensar que você já está sofrendo. Por isso busque um suporte terapêutico e decida viver bem. Ser Feliz é uma decisão. Você merece. À disposição.
Olá! A sua pergunta é sobre um diagnóstico de depressão. Para fazer qq tipo de diagnóstico adequadamente, é preciso algumas entrevistas pessoalmente. De qq maneira, você conta um pouquinho dessa falta de vitalidade q está sentindo e q te causa sofrimento. Isso, por si só , já seria suficiente para buscar uma ajuda de um psicanalista. Acredito q o melhor encaminhamento para seu caso seria justamente falar com um psicanalista. E, numa conversa com ele, vcs podem decidir a necessidade ou não de buscar outros profissionais (como um psiquiatra, por exemplo).
Olá! Todos esses sintomas sinalizam que algo não está bem. Não necessariamente se trata de uma depressão. É preciso uma avaliação cuidadosa e aprofundada para um diagnóstico mais preciso. Ainda que não se trate ainda de uma depressão, me parece que você não se sente bem nesse momento, e sente que pode estar precisando de ajuda. Esse é um bom momento para procurá-la, até mesmo para evitar que esses sentimentos e situações se agravem.