Há vídeos na web,inclusive de alguns médicos, que dizem que a deficiência de acido clorídrico pode

2 respostas
Há vídeos na web,inclusive de alguns médicos, que dizem que a deficiência de acido clorídrico pode causar refluxo, pois o EEI e o piloro são ácido-dependentes e não funcionam corretamente se o estômago não tiver a acidez correta. Tem fundamento ?
Dr. João Bergamasco
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Manaus
O nosso organismo , e com ele todo trato digestório, funcionam de forma organizada baseada na liberação de substâncias hormonais e estímulos nervosos que tornam um sistema perfeito. Tanto os excessos de hormônios, exemplo a gastrina, com sua diminuição acabam por desregular a liberação de substâncias produzidas pro estômago, como o ácido clorídrico , que por fim podem predispor sintomas gástricos e surgimento de refluxo gastroesofágico. As alterações hormonais e por consequência alterações nos níveis de suco gástrico podem predispor surgimento de gastrites / úlceras gástricas, sendo que algumas estão relacionadas ao excesso de acido( hipercloridria) e outras aos baixos indices( hipocloridria). Enfim, nosso organismo deve seguir o que chamo de caminho do meio, nem muito , nem pouco para poder manter seu ritmo regular saudável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Leandro Alves Bernardo
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São José do Rio Preto
Perfeitamente, a produção correta de ácido pelo nosso estômago faz com que todo o órgão funcione adequadamente, assim como a região do esôfago distal. A falta de ácidos, assim como o excesso, fazem com que os relaxamentos da musculatura distal do esôfago se alterem, podendo causar refluxo gastro-esofágico. cabe lembrar que esses mecanismos também estão susceptíveis aos nossos hábitos de vida, como alimentação, vícios, sono, preocupação e estres.

Especialistas

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Lécio Vidal Moreira

Lécio Vidal Moreira

Endoscopista

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1076 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.