Hipocinesia difusa grave do ventrículo esquerdo é o mesmo que hipocinesia importante de parede ínfero-septal?

3 respostas
Hipocinesia difusa grave do ventrículo esquerdo é o mesmo que hipocinesia importante de parede ínfero-septal? Se não, é possível explicar as diferenças, mesmo que resumidamente. Obrigada
Dr. Otavio Eboli
Cardiologista
São Paulo
Hipocinesia expressa a perda da função contrátil da musculatura cardíaca, geralmente se referindo ao ventrículo esquerdo, que é onde tem mais massa.
Taís informações são obtidas em exames de imagem (Eco, Cine, Ressonância...), e dimensionam esta perda, sem definir o porquê, ou se é reversível.
No primeiro caso está descrito um padrão de perda mais generalizado, enquanto o a segunda descrição mostra comprometimento parcial da contratilidade, afetando menos a eficiência da função cardíaca. Repito, são dados de imagem , não definem causa, evolução , nem tampouco tratamento. Seu cardiologista vai precisar de mais informações sobre o caso, para abordá-lo adequadamente. Ambas as situações devem ser tratadas, para preservar a qualidade de vida, e reduzir a mortalidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ulisses Lima Gomes
Cardiologista, Médico clínico geral
Piracicaba
A Hipocinesia é definida como a diminuição da contratilidade do músculo do coração, geralmente do Ventrículo Esquerdo (VE). Ela pode ser difusa ou segmentar. Quando o comprometimento do ventrículo se dá em toda a cavidade chamamos de hipocinesia difusa. No caso do deficit da contratilidade ser apenas em determinada região do VE damos o nome de alteração segmentar da contratilidade, como por exemplo, hipocinesia da parede infero-septal. Quanto à gravidade, apesar dos exames subsidiários, como o ecocardiograma, serem muito importantes para defini-la, eles isoladamente não são suficientes para determinar a causa, o tratamento adequado e o prognóstico. O mais importante, portanto, será seu retorno ao cardiologista, para sanar todas as suas dúvidas, além de dar sequência à investigação, visando definir todos os parâmetros citados acima.
Não. Geralmente a hipocinesia difusa do ventrículo esquerdo está relacionada a miocardiopatia dilatada (coração dilatado) e tem como causas a hipertensão arterial descompensada, miocardite viral, evolução de uma doença crônica ou idiopática. Já a hipocinesia da parede ínfero-septal ou lateral do ventrículo esquerdo está mais provavelmente relacionada a obstrução das artérias coronárias, que são evidentes no infarto agudo do miocárdio.

Especialistas

Liliana Valadares

Liliana Valadares

Cardiologista

Salvador

Bruna Cogo

Bruna Cogo

Cardiologista

São Paulo

Rafael De Castro Hendges

Rafael De Castro Hendges

Médico clínico geral

Santo André

Giovani P. Dobri

Giovani P. Dobri

Cardiologista, Especialista em clínica médica

Brasília

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Hipocinesia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.