imaturidade pode ser sinal de retardo mental?

20 respostas
imaturidade pode ser sinal de retardo mental?
Depende do tipo de imaturidade a que se refere. Mas no geral, é apenas um critério para deficiência cognitiva. Obs: não se usa mais o termo retardo mental.

Imaturidade tem a ver com desenvolvimento dos níveis neurologicos, e não com transtorno de personalidade ou cognitivo.
Refere-se a comportamentos resposta aos estímulos do ambiente e sua forma de percepção, e não problemas de deficiência cognitiva.
Forte abraço
De forma bastante objetiva, sim, imaturidade pode ser indício do chamado retardo mental. Entretanto não cabe ser tão objetivo em um assunto tão amplo e complexo. De toda forma a imaturidade (dependendo do que você está conceituando dessa forma) pode ser sim sinal de algum atraso do desenvolvimento, que se encontra, então, "imaturo".
Imaturidade é um dos componentes considerados para se fechar o diagnóstico de deficiência intelectual. Mas, Imaturidade como um sintoma isolado, não é suficiente para se traçar o diagnóstico questionado.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Quando se fala de uma deficiência cognitiva leve o indivíduo é capaz de usar a fala em situações diária, ser independente nos cuidados de si próprio, ter dificuldade na escrita e na leitura, dificuldades de lidar com conceitos abstratos complexos, e pode haver uma imaturidade emocional. A minha sugestão é fazer uma avaliação neuropsicológica, para comprovar qual o nível de comprometimento das habilidades cognitivas, caraterizada pela presença da limitação que você designa imaturidade.
Olá, é muito delicado falar se imaturidade está relacjonado a retardo mental, tendo em vista que envolve uma série de contexto a ser avaliado. Te oriento a procurar um psicólogo para de maneira mais aprofundava obter uma avaliação mais rebuscada. Boa sorte. Fico a disposição.
Faça uma Avaliação Neuropsicológica, para avaliar as funções cognitivas e as executivas. Assim terá um diagnóstico preciso e consequentemente eontrata o tratamento adequado!
Monica Araújo Neuropsicóloga!
olá, imaturidade como ja foi dito a cima, só isso nao significa, depende tbm do que vc esta chamando de imaturidade, mais importante do que ter um rotulo com diagnósticos, vc precisa de um espaço de esculta, onde vc pode entender o que é imaturidade, um espaço terapêutico pode te ajudar, o que esta causando isso que vc chama de imaturidade, essa angustia, impulsividade, enfim, so imaturidade nao da para fechar diagnostico pq e um tema muito amplo, mais vc pode entender isso, no processo terapêutico, analítico.
Qualquer duvida estou a disposição.

abraços
Pode, mas é necessário uma avaliação criteriosa a fim de verificar o grau de imaturidade e os outros motivos que podem gerar este problema, que não necessariamente retardo mental. Procure um psicólogo para avaliar isto e orientar sobre o tratamento.
Cada ser humano tem um desenvolvimento fisíco, emocional e cognitivo diferente.

Quem observa pode ter uma expectativa e faz uma comparação com outros, mas isso não significa necessáriamente uma imaturidade ou retardo mental.

Recomendo para uma melhor avaliação conversar com um médico de sua confiança ou até buscar um neurologista.

Abraços.
Esta pessoa precisa ser melhor avaliada, através de testes e consultas psicoterápicas.
É muito vago falar assim, sem avaliar. Mas uma coisa, não necessariamente estará ligada à outra.
Procure um especialista e vá pessoalmente fazer esta avaliação.
Olá, Comportamentos imaturos podem estar relacionados a falta de estímulos no desenvolvimento ou até mesmo uma super proteção oferecida pelos educadores, (pais, familiares, etc). Como consequência podemos ter pessoas desprovidas de qualidades que permitam ser mais seletivas no seu modo de agir, considerando idade, ambiente, relações etc.
Porém, alguns testes psicológicos podem indicar parâmetros que permitam concluir melhor a questão do retardo mental.

abraços
Imaturidade no meu conceito e a pessoa que não conseguiu estar com o cognitivo em relação a idade que se apresenta.
Ex: Michael Jackson - foram feitos estudos e chegaram a conclusão de que, ele com 45 anos se comportava como uma criança de 12 anos.
Espero ter sido clara na minha resposta, para melhor entendimento.
Imaturidade pode ser retardo mental, mas pode ser também decorrente de privaçao social, falta de estimulo, desnutrição, pobreza etc.
Olá. Antes de falarmos em psicopatologia, é preciso se ater à alguns fatos como:
- Idade do sujeito;
- Histórico de seu desenvolvimento escolar (desempenho);
Isso se estiver se referindo a uma criança.
Agora, se você estiver se referindo a um adulto, é importante se atentar a história de vida dele e das experiências que vivenciou pois, normalmente, demonstrações de imaturidade pode refletir o perfil de uma pessoa que esteja, por alguma razão (inconsciente) evitando alguma situação desagradável. Principalmente por medo do desconhecido.
Abraços e se precisar de ajuda estou a disposição.
Imaturidade não significa somente retardo mental ou deficiência intelectual. Imaturidade pode estar estar relacionada a defasagens de aprendizagens, conteúdos não experimentados ou vivenciados. Pode ser que em outras fases da vida pessoas imaturas venham aprender e elaborar suas experiências através dos acontecimentos e de mediações. Quem fala muito sobre isso é Vygostsky, ou seja, o papel das mediações nas aprendizagens das pessoas. Ter maturidade significa que a idade cronológica está concomitante em relação a maturidade emocional e cognitiva. Pessoas com retardo mental podem obter maturidade relativa com as mediações pertinentes, mas diferente da desenvoltura de pessoas sem essa deficiência.
Bom dia!

É bastante delicado afirmarmos que imaturidade - de forma isolada - seja sinal de retardo mental. Seria preciso investigar melhor não apenas como essa imaturidade se apresenta e o que está chamando de imaturidade. Mas, também seria fundamental levantarmos outros dados desse sujeito para fecharmos ou não esse diagnóstico de retardo mental em seus diferentes níveis (leve, moderado ou grave).

Tudo de bom!
Depende do grau de imaturidade em relação a maturidade.
As patologias dão-se pelas intensidade e frequência do distúrbio.
Imaturidade pode ser normal dentro de um determinado contexto e patológico em outro.
Acredito que a situação precise ser melhor analisada para um diagnóstico mais preciso.
Imaturidade é medo de crescer, ser adulto.
Recomendo um psicólogo clinico de preferencia especializado em neuropsicologia para elucidar esse caso