Iniciei o primeiro comprimido de Escitalopram 10mg ontem e senti muito mal estar como se minha alma

3 respostas
Iniciei o primeiro comprimido de Escitalopram 10mg ontem e senti muito mal estar como se minha alma fosse sair do corpo, uma queimação no corpo inteiro, batimentos cardíacos aumentavam do nada, uma sensação esquisita no corpo. É normal, devo continuar a medicação?
Os sintomas que você descreveu (mal-estar intenso, sensação estranha no corpo, queimação, taquicardia) podem acontecer logo no início do uso do Escitalopram. Nos primeiros dias é relativamente comum haver: aumento da ansiedade e agitação, sintomas físicos como taquicardia, calor, tremores, sudorese e sensação de “estranheza” ou despersonalização. Geralmente esses efeitos iniciais diminuem após alguns dias de uso contínuo. Porém, como os sintomas foram intensos já na primeira dose, recomendo entrar em contato com seu psiquiatra o quanto antes para relatar o que sentiu.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá..é importante na iniciação da medicação, iniciarmos com dosagens menores..o escitalopram é um ótima medicação, mas a introdução gradual é feita afim de evitar esses efeitos colaterais. Nos primeiros dias é normal e esperado que tenha reações a introdução da medicação, pode acontecer uma leve piora emocional, como sentimento de angustia ou tristeza e alguns sintomas físicos como reação. é importante manter contato com um profissional principalmente nessa fase inicial da introdução da medicação.
Olá, o escitalopram age aumentando a serotonina disponível no cérebro. Geralmente é temporário, melhora conforme o corpo vai se adaptando. Observe e caso não melhore fale com seu médico.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1221 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.