Iniciei um tratamento com hidantal e a urina ficou avermelhada. Isso é efeito colateral?

3 respostas
Iniciei um tratamento com hidantal e a urina ficou avermelhada. Isso é efeito colateral?
Olá, a urina avermelhada pode trazer algumas preocupações, mas geralmente é algo simples. O mais comum é o aumento da concentração urinária por tomar pouca água, desidratação ou uso de medicamentos. O Hidantal (Fenitoína) pode ser eliminado pela urina e pode escurecer a urina, porém não é muito comum. Existem outros medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos que podem mudar a cor da urina também.
Tem que ser investigado também se tem sangue na urina, podendo ser infecção urinária e até pedra no rim. Se persistir, sugiro se consultar com um médico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta medicina de família e comunidade - R$ 250

Boa tarde, a urina avermelhada não faz parte dos possíveis efeitos colaterais do medicamento Fenitoina (Hidantal). Sobre a urina avermelhada deve-se com certeza procurar um Médico Clínico Geral e iniciar uma investigação mais detalhada das possíveis causas, dentre elas calculose renal, glomerulonefrite (glomerulonefrite rapidamente progressiva, doença por lesão mínima, glomerulo esclerose segmentar e focal, nefropatia membranosa, doença de Berger ((Nefropatia por Imunoglobulina IgA)) e glomerulonefrose , doença de Henoch - Schonlein. Também investigação de algo simples como infecção do trato urinario, doença renal aguda, doença renal crônica, alguns medicamentos para tratamento de tuberculose, doenças minerais ósseas, acidoses metabólicas, Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU), Trombose Glomerular, Síndromes Túbulointersticiais (Nefrite Intersticial Aguda, Crônica, Lesão tubular específica, necrose de papila renal) e além de tudo, algumas Síndromes Vasculares como estenose renal unilateral ou bilateral, infarto renal, ateroembolismo renal e trombose de veia renal. Abrangendo ainda mais o assunto outras causas são: Necrose Tubular aguda (mais comum em pacientes internados em UTI) e Lesão renal pré-renal (desidratação por exemplo. Como Médico Clinico Geral e com experiência em Medicina de Emergência e UTI, sugiro uma consulta comigo para podermos esclarecer melhor a causa dessa alteração e direcionar os exames a serem solicitados para elucidar o diagnóstico exato. Obrigado.
O Hidantal pode alterar a produção de componentes do sangue, inclusive ligados ao processo de coagulação. Muitas das vezes, o que o paciente vê como uma cor avermelhada, nada mais é do que uma concentração maior da urina por uma ingesta insuficiente de água. No entanto, somente um exame urinário simples (Urina I, ou EAS) pode mostrar se a coloração se dá por aumento de concentração ou pela presenta de células sanguíneas. Diante da possibilidade de alterações no sangue decorrente do uso de Hidantal, sugerir-lhe-ei uma avaliação mais específica através de uma consulta médica. Um grande abraço.