Inventar mentiras é sintomas de hipomania.?

5 respostas
Inventar mentiras é sintomas de hipomania.?
É preciso uma análise mais profunda de outros aspectos envolvidos e as características pisicoemocionais da pesssoa para identificarmos com segurança.

A mentira pode ser um mecanismo de defesa que não permite a pessoa que a conta a entrar em cotato com uma determinada realidade, ou para obscurecer para o outro essa realidade. E aquela mentira pode ser a única verdade daquele momento.

Existem algumas doenças pisícas onde a mentira pode estar presente ou associadda em maior ou menor grau, por isso fica difícil um diagnóstico mais preciso.

Abraços.

É difícil dizer a princípio. Depende do tipo de mentira, do contexto, das condições de humor presentes. Um dos sintomas presentes é uma elevação de autoestima ou a presença de discursos grandiosos. Eventualmente alguns relatos que o indivíduo faz sobre si ou sobre algum fato podem ser distorcidos, mas isso não teria a mesma função de uma mentira (p. ex. como obter vantagens específicas ou se esquivar de punições). Ou seja: mentir não é um critério seguro para a hipótese de hipomania. É preciso observar também se esse indivíduo mente de forma similar quando não está apresentando outros sintomas de hipomania. O mais provável é que inventar mentiras sejam comportamentos independentes da hipomania, mas seria adequado buscar um profissional capacitado para estabelecer o diagnóstico em caso de dúvidas.
A mentira não necessariamente está ligada há algum tipo de transtorno. Ela pode ter várias funções dentro da vida de um sujeito, como alimentar seu próprio Eu frente aos outros, suprir alguma falta insuportável referente a um determinado evento, provocar ou causar efeitos num outro que tenha alguma espécie de conflito, etc.
O ideal é buscar um(a) profissional da área da psicologia e/ou psicanálise para que juntos possam buscar entender o verdadeiro motivo que tais suposições possam ter na via desse sujeito, uma vez que tal fenômeno pode estar ligado a uma cadeia complexa de traumas onde a mentira então, pode ser uma via de fuga para tal.
As pessoas mentes porque desejam transformar a realidade; porque esta mentira pode ser uma verdade na realidade de quem escuta; porque a autoestima é baixa e o mentiroso inventa coisas sobre si para ser admirado aos olhos do outro; mente para ser aceito e teme a rejeição, teme ser julgado e condenado ou punido, por isso iste mente. Há vários motivos para a mentira acontecer e a mentira tem a sua função, as vezes ela é necessária.
Um abraço,
Léa
Olá, não necessariamente, há a chamada mentira patológica que pode fazer parte de um conjunto de sintomas que caracterizam ou não algum distúrbio psiquiátrico. A terapia cognitiva-comportamental é bastante aplicada nesses casos. Att