Já estava com um pouco de diarreia antes por causa da ansiedade (tenho TAG e TOC). Há 4 dias, meu mé

3 respostas
Já estava com um pouco de diarreia antes por causa da ansiedade (tenho TAG e TOC). Há 4 dias, meu médico aumentou de 10mg para 20mg de escitolapram. Tomo às 20:00hrs, e todo dia de manhã tenho diarreia. É efeito colateral? Posso ter efeitos colaterais mesmo tomando 10mg há 9 meses? Se sim, em quanto tempo verei uma melhora inicial?
Sim, pode ser efeito colateral. Os antidepressivos podem mexer com nosso hábito intestinal, principalmente em doses mais altas ou nas subidas das doses. A tendência é que isso melhore em cerca de 2 semanas. Atente-se também para sinais de infecção, como sangue ou um "catarro" nas fezes, febre ou muito mal estar. Se alimente bem, beba bastante água e relate esse efeito para quem está lhe acompanhando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação, isso é bem desconfortável mesmo.
• Sim, a diarreia pode ser efeito colateral do aumento da dose, mesmo após usar 10 mg por meses.
• Quando a dose sobe, o corpo pode reagir como se fosse um “novo início”, especialmente no intestino.
• Ansiedade (TAG/TOC) também potencializa sintomas gastrointestinais, sobretudo pela manhã.
Melhora inicial: geralmente entre 1 a 3 semanas após o aumento da dose.
Se passar disso, piorar ou ficar difícil de tolerar, vale reavaliar dose, horário ou estratégia.
Você não está fazendo nada errado. Se quiser, posso te orientar melhor em consulta e ajustar o tratamento para reduzir esses efeitos e controlar a ansiedade com mais conforto.
Sim, a diarreia pode ser efeito colateral do aumento do escitalopram de 10 mg para 20 mg, mesmo após 9 meses usando a dose menor. Ao aumentar a dose, o corpo passa por uma nova fase de adaptação, e como a serotonina atua no intestino, sintomas gastrointestinais são comuns. A ansiedade (TAG e TOC) pode intensificar esse efeito. Geralmente, há melhora inicial em 1 a 2 semanas, com adaptação mais completa em até 3–4 semanas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.