Já utilizei a pilula do dia seguinte 2 vezes em minha vida, no ano de 2016. Mas já tem mais de 1 ano

2 respostas
Já utilizei a pilula do dia seguinte 2 vezes em minha vida, no ano de 2016. Mas já tem mais de 1 ano que não faço o uso da mesma. Posso utiliza-la agora, sem correr o risco dela não funcionar?
Olá. Nunca inicie uma medicação hormonal ou anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer o uso dessa medicação.
A pilula do dia seguinte tem a função de impedir ou retardar a ovulação. Se você já ovulou, a pilula não irá funcionar.
A pilula do dia seguinte é uma contracepção de emergência, isto é, deve ser realizada quando não há mais nada a se fazer para evitar uma gravidez. Deve ser usada até 72 horas da relação sexual desprotegida. A eficácia é inferior a de qualquer método anticoncepcional.
Não corra o risco de uma gravidez indesejada. Discuta com o seu médico algum método de anticoncepção mais seguro que a pílula do dia seguinte. Agende a sua consulta. Converse com o seu médico.

A pílula do dia seguinte é pra uma contracepção de emergência, não devendo ser utilizado de forma contínua. Não deve ser utilizado na vigência de gravidez, mas não provoca o aborto.
Ela diminui a eficácia quanto mais tempo demora pra ser tomada. Deve ser tomada no máximo até 72h após a relação, mas nas primeiras 24h que terá a sua maior eficácia (em torno de 88%).
Consulte o seu Ginecologista para maiores informações e para prescrição de um método mais seguro e com uma eficácia maior.