Jogar no computador o dia inteiro e parte da noite tipo compulsão é tdah? Ou que outra doença?

16 respostas
Jogar no computador o dia inteiro e parte da noite tipo compulsão é tdah? Ou que outra doença?
Jogar um video game pode ser uma atividade recreativa, mas pode se tornar uma compelsão, a partir do momento que a pessoa se torna dependente.
Estudos mostram que dependendo da personalidade da pessoa, o jogo pode assumir uma proporção tal que ela deixa de se interessar pelo mundo em que vive e se torna dependente, podendo prejudicar sua vida.
Recomendo avaliação com médico e psicoólogo.
Abraços.

Parece que se trata de compulsão por jogo que pode ser uma comorbidade ao TDAH ou não. Procure um profissional capacitado para a avaliação do quadro. Espero ter ajudado.
São vários sintomas que configuram este transtorno, o TDAH, porém oque referes qdo a intensidade no computador , não é fator decisivo para este tipo de diagnóstico. No entanto a compulsão pelo jogo já pode ser risco de vício . Procure se proporcionar mais vivências presenciais. Se não consegue ver outro prazer que não nas TI insaciávelmente, sugiro que realize o psicodiagnóstico é possivel tratamento. A vida presencial, tem muitas cores e vivências(metáfora), que ainda podes não conhecer.
Desde qdo joga? Com que idade começou? Que idade tem hoje?.. Tem ou teve rotina limites?Tem amigos, habilidades para fazer-lo. O TDAH dificulta o sistema de recompensa, tendo dificuldade de adiar o prazer, entre outros...mas nem tudo é TDAH, Na hipótese de TDAH, isso não o fará parar, pois tem um comportamento compulsivo, precisa de uma intervenção, ajuda.
Estamos em sociedade imediatista, e virtual, então, as dependências tbm vão se sofisticando. Podendo causar prejuízo social, acadêmico e consequentemente adoecimento mental.
Att,
Maria
Os jogos devem ser pensados como uma atividade recreativa. A partir do momento que essa atividade passa a ser compulsiva, ocupando a maior parte do tempo da pessoa é preciso ser olhado com atenção. Tudo que é feito em exagero não é bom... precisa haver um equilíbrio. Acredito que apenas com essas informações, sem conhecer o histórico de vida dessa pessoa, família, amigos, trabalho, etc não teríamos como fornecer um diagnóstico de qualquer tipo de transtorno, se é que exista realmente. O ideal seria buscar ajuda profissional tanto psicológica quanto médica para se conhecer e entender melhor tal comportamento.
Procure por um especialista para descartar qualquer suspeita, desde que você observa comportamentos que venha prejudicá-lo em sua vida diária. Um Neuropsicólogo irá ajudá-lo para definir um diagnóstico através da investigação cognitiva.
Atenciosamente !
Olá! Nem sempre os comportamentos que as pessoas tem são necessariamente transtornos mentais. Essa pessoa que você descreve pode ter essa atividade de jogar videogames como o principal interesse de vida. Um distanciamento da vida produtiva pode ser característico de baixa maturidade. Contudo, podem existir transtornos associados ao que essa pessoa pode estar vivendo.

Qualquer coisa, se precisar conversar a respeito dessa situação, fico a sua disposição.
Não se faz diagnóstico a partir do relato de um sintoma. É necessário preencher critérios diagnósticos do DSM-5 que é um manual utilizado com objetivo diagnóstico, utilizado pelos profissionais da saúde. Eu indicaria uma avaliação neuropsicológica na qual são feitas entrevistas não só com o paciente mas também com os pais, geralmente, além de uma bateria de testes psicológicos e neuropsicológicos, a fim de verificar o nível de atenção, memória, planejamento e outras funções cognitivas para saber o potencial e as fraquezas do paciente e ajudar na intervenção (tratamento). Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Para esse tipo de pergunta, precisamos conhecer a pessoa e saber mais um pouco sobre suas rotinas... há casos de vícios em games, hiperfoco em jogos e pode apenas ser falta de alternativas... leve a pessoa a ir ao psicologo e assim compreender a questão, mas se for um menor o responsavel pode ser orientado em como proceder.
Precisa ser verificado todo o contexto. Qual a idade da pessoa, desde quando há esse comportamento, o quanto isso impacta em sua vida pessoal, acadêmica e/ou profissional. O fato de passar horas em frente ao computador não prediz TDAH. Outros sintomas precisam estar associados. Caso se trate de um adolescente, eles são mais intensos no que fazem e com dificuldades de controle de quando parar. Indico que, caso não seja possível negociar um limite de tempo para jogar, procure um especialista da Psicologia para avaliação, verificando se trata-se de um vício, um interesse excessivo ou então a fuga de algum problema que pode estar vinculado a um transtorno de humor. Abraços
Olá! A compulsão por jogos pode estar associada ao TDAH, porém também a outros transtornos como depressão e a transtorno obsessivo compulsivo (TOC).A compulsão está ligada como um mecanismo de fuga para saber lidar com sensações frustrantes, ou como também pode servir para acalmar a inquietação tão comum para quem tem TDAH. Recomendo uma avaliação psicológica detalhada. Coloco-me à disposição!
Olá! Apenas com essas informações é muito difícil falar sobre diagnóstico. Porém, a sua preocupação diante do comportamento repetitivo e do possível isolamento social já é suficiente para procurar uma avaliação profissional. Procure um psicólogo que irá avaliar tal comportamento de acordo com toda história de vida desse indivíduo, irá lhe encaminhar a um psiquiatra, se caso for necessário, e te dará todas as orientações cabíveis. Geralmente se encontra em um diagnóstico de TDAH prejuízos do desenvolvimento e interação em outras áreas da vida do indivíduo, como por exemplo na escola ou em outros contextos no qual o mesmo está inserido. Fico a disposição. Boa sorte!!!
São coisas diferentes.
Entretanto, também é possível que um paciente com TDAH desenvolva compulsão por jogos ou o contrário.
Uma análise com profissional de psicologia é extremamente importante para identificar as verdadeiras demandas.
Procure um especialista!
À disposição,
Pablo Urcioli
Vale aqui ressaltar o entendimento sobre TDAH, que significa Transtorno do DÉFICIT de ATENÇÃO e HIPERATIVIDADE, ou seja: desatenção, falta de foco e concentração, facilidade em distrair-se, inquietude, impulsividade, embaraços para organização interna, externa, execução de tarefas complexas e seriadas, fazem parte do comportamento.

Permanecer diante do computador, jogando com a frequência narrada na pergunta, exige do jogador o oposto de tudo descrito acima.

Todavia, é sabido que a dependência em games ou outra atividade tem uma explicação bioquímica, que é a liberação de um hormônio chamado 'dopamina', um neurotransmissor relacionado ao prazer, euforia e recompensa. Por isso, quem se 'vicia', quer sempre que seu corpo promova essa descarga elétrica. Compulsivamente.

Espero ter ajudado.
Cordial abs.

DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainer Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições
A compulsão por jogos eletrônicos e tecnologia já é reconhecida como transtorno pela APA. Independente de ter comorbidade com o TDAH é importante fazer avaliação neuropsicológica, com psicólogo com essa especialização para ajudar no fechamento do diagnóstico. O TDAH tende a gastar tempo com atividades que ativam o sistema de recompensa de forma constante, podendo ser, os jogos eletrônicos, uma fonte prazer imediato usada de forma compulsiva.
Para o correto diagnóstico de TDAH são necessários alguns testes específicos. O que foi descrito pode não se enquadrar nesse transtorno. Contudo, há que se realizar uma avaliação para entender exatamente o que está ocorrendo com a pessoa. Podemos estar diante de uma compulsão, ou de uma dependência; ou ainda, algo diferente disso. Enfim, o correto seria agendar uma avaliação psicológica e prosseguir com o tratamento indicado pelo profissional.
Boa sorte e forte abraço