Laringite crônica por refluxo faringolaríngeo é grave ?

1 respostas
Laringite crônica por refluxo faringolaríngeo é grave ?
A laringite crônica por refluxo faringolaríngeo (também conhecido como refluxo laringofaríngeo) ocorre quando o ácido estomacal e conteúdo gástrico irritam a região da laringe e da faringe, levando a sintomas de inflamação crônica na área. Essa condição pode causar sintomas como rouquidão, sensação de irritação na garganta, tosse crônica, pigarro e dificuldade em engolir.

Embora a laringite crônica por refluxo faringolaríngeo possa causar desconforto e afetar a qualidade de vida, ela não é geralmente considerada grave no sentido de representar uma ameaça à vida. No entanto, é importante tratar a condição adequadamente para aliviar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo.

Se não tratada, a laringite crônica por refluxo faringolaríngeo pode levar a danos nas cordas vocais e nas vias aéreas superiores, além de piorar os sintomas ao longo do tempo. Além disso, a exposição contínua ao ácido gástrico também pode contribuir para outros problemas, como esofagite, úlceras esofágicas e outras complicações gastrointestinais.

O tratamento da laringite crônica por refluxo faringolaríngeo geralmente envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos para reduzir a acidez do estômago e controlar os sintomas. Algumas medidas que podem ajudar incluem:

Dieta: Evitar alimentos e bebidas que possam desencadear o refluxo, como alimentos gordurosos, picantes, cítricos, café, álcool e chocolate.

Refeições Menores e Mais Frequentes: Comer refeições menores e mais frequentes ao longo do dia em vez de refeições grandes.

Evitar Refeições antes de Dormir: Evitar comer pelo menos duas a três horas antes de deitar.

Elevar a Cabeceira da Cama: Elevar a cabeceira da cama para evitar que o ácido gástrico flua de volta para a garganta enquanto se está deitado.

Medicamentos: O médico pode prescrever medicamentos antiácidos, inibidores da bomba de prótons (IBPs) ou bloqueadores H2 para reduzir a acidez do estômago.

Mudanças no Estilo de Vida: Evitar fumar, perder peso (se necessário) e adotar técnicas de gerenciamento do estresse.

É importante procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar os sintomas, confirmar o diagnóstico e estabelecer um plano de tratamento adequado. Cada pessoa é única, e o tratamento pode variar com base nos sintomas, histórico médico e fatores individuais. Conte comigo para ajudar!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!