lesão de burca? O que é?

4 respostas
lesão de burca? O que é?
Toda lesão bucal quando visívei são sinais para procurarmos orientação profissional e determinar tratamento adequado, devemos sempre buscar exames preventivos semestrais visitando o Dentista, principalmente fumantes, pacientes portadores de próteses dentária, que fazem uso de medicamentos controlados, idosos entre outros.

Acho que você quis dizer "lesão de furca".
A "furca" é região da união de uma ou mais raízes de um dente .
Essa região deve ficar dentro do osso como todas as raízes , e recoberta pela gengiva.
Porém, uma das consequências da doença periodontal é a perda óssea . Quando acontece a perda óssea até o nível da furca, essa região pode ficar exposta.
É uma região difícil de higienizar.
Seu dentista deve avaliar com você o "futuro" desse dente.
Há casos em que é possível manter o dente por muito tempo. Isso depende muito do cuidado com a higiene e com a manutenção do tratamento.
Há casos em que é melhor substituir o dente por um implante.
Furca é uma característica anatômica única dos dentes multirradiculares, sendo definia como a região entre raízes onde estas começam a se separar do tronco radicular.
Quando a doença periodontal atinge este nível, tem-se o envolvimento ou lesão de forca, caracterizado pela perda óssea e inserção no espaço inter-radicular.
Acho que foi Lesão de Furca, que é uma lesão que acontece nos dentes com mais de uma raiz e quando as bactéria contaminam essa região. O Periodontiasta é o profissional indicado para tentar solucionar esse problema, que em alguns casos pode indicar a perda do elemento dental.