Lesão renal por contraste de iodo (2X sem preparo adequado), após seis meses de instabilidade, tem

3 respostas
Lesão renal por contraste de iodo (2X sem preparo adequado), após seis meses de instabilidade, tem tratamento sem ser diálise? Meu pai segue dieta com restrição de proteína e potássio, mas a creatinina está alta, albumina baixa e com edema nos pés. Urina normalmente.Anatomia normal. Não faz diálise.
As lesoes de nefropatia por toxicidade ao contraste costumam ser agudas e reversiveis, porem podem depender de como quanto o rim era normal no inicio do quadro. Vc diz que existiram 6meses de instabilidade, com "anatomia normal", o que posso inferir que deve se tratar de instabilidade hemodinâmica, e a anatomia normal deva se tratar do ultrassom, porem mais do que o fator anatomia, deve ser avaliada a ecogenicidade para se rever o fator cronicidade . Mantendo-se a disfunção renal mesmo apos logo tempo apos os exames contrastados pode ter havido outras complicações associadas , a uma disfuncao anterior. Manter a dieta hipoproteica e com restrição de sal com bom acompanhamento com nefrologista é a melhor conduta a ser seguida ate o melhor esclarecimento do quadro, sendo as vezes até necessário uma biopsia .
um abraco

Olá!
É um quadro muito complexo. É necessário avaliar quão alta está essa creatinina, quanto está a uréia, ver pressão arterial. Manter dieta com restrição de sal, potássio e proteínas e fazer um seguimento bem próximo com o seu Nefrologista, para tentar adiar ao máximo a necessidade de diálise
À disposição!
Lesão renal água por contrate iodado 1 a 3 causa de Lra em paciente internados , total 11%somente 1a2 % fazem tratamento de hemodiálise é geralmente reverssivel . Todo paciente que será submetido ao uso de contraste radiológico iodado tem de ser avaliado benefício x malefício e o médico que solicitou o exames e ovredpibsxvrl pela avaliação do risco . Considero uma indicação precisa quando beneficio e de 100% a mais para melhoria da qualidade de vida do paciente e a família dando a palavra final. No caso em questão necessita passar com nefrologista