Lexapro pode agravar a gastrite?

5 respostas
Lexapro pode agravar a gastrite?
Olá,
Efeitos colaterais dos antidepressivos (como o Lexapro) sobre o aparelho digestivo são extremamente comuns. Principalmente no início do tratamento. Com isso, se entende que eles sejam capazes de promover quadros clínicos semelhantes ao que se deseja tratar no caso da Gastrite. Além disso é possível que exista interação medicamentosa entre o Lexapro e medicamentos utilizados para tratar a gastrite como os inibidores de bomba de prótons (Omeprazol).
Mesmo com tudo isso não é contraindicado o uso de Lexapro em pacientes com gastrite. O que você precisa fazer é conversar com o seu Psiquiatra para que ele possa adaptar o seu tratamento da melhor maneira possível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Juan Rezende Lobo
Especialista em ultrassonografia
Paracambi
Não há trabalhos científicos que comprovem a relação direta entre o uso de Lexapro (Escitalopram) e gastrite. Porém, há alguns possíveis efeitos colaterais do medicamento que se assemelham aos sintomas de gastrite, tais como náuseas, vômitos, alterações do paladar e outras alterações do sistema gastrointestinal.
Dr. Nikolas Vale
Psiquiatra
Belo Horizonte
Sim, o Lexapro (escitalopram) pode causar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e desconforto estomacal, especialmente no início do tratamento. Esses efeitos colaterais geralmente diminuem com o tempo.
Olá, como vai você? O Escitalopram (nome comercial Lexapro) é um medicamento da classe dos antidepressivos e alguns efeitos colaterais mais comuns são relacionados ao trato gastrointestinal, como náusea, queimação/dor no estômago, intestino preso, diarreia, entre outros. Em geral, são sintomas que surgem após alguns dias de início de uso ou de aumento de dose. Recomendo que essa questão seja melhor avaliada em consulta médica.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! O Lexapro pode, em algumas pessoas, causar ou agravar sintomas gastrointestinais, como náuseas, dor abdominal e, em casos raros, piorar a gastrite. Isso acontece porque o medicamento pode aumentar a acidez do estômago e irritar a mucosa gástrica.

Se você tem gastrite e está começando a usar Lexapro, é importante informar seu médico para que ele possa orientar o uso adequado, possivelmente associando medicamentos que protejam o estômago.

Se os sintomas gastrointestinais piorarem ou forem muito incômodos, procure seu médico para avaliação.

Estou à disposição para um acompanhamento psiquiátrico acolhedor e cuidadoso. Você não está sozinha e merece todo o cuidado para se sentir melhor.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 870 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.