Li em alguns lugares que o álcool presente em dermocosméticos faz mal para a pele, mas vejo que tem

3 respostas
Li em alguns lugares que o álcool presente em dermocosméticos faz mal para a pele, mas vejo que tem vários produtos famosos com álcool na composição. Isso é verdade?
O álcool a 70 % é bom antisséptico e desinfectante de superfícies (móveis e utensílios), pois pode matar os micro-organismos (bactérias, fungos e vírus ) por desidratação dos mesmos. Diretamente na pele pode ocorrer um ressecamento e irritação dela.
No entanto, o álcool utilizado nas formulações é em baixa concentração e seu uso é necessário algumas vezes porque determinados componentes a serem incorporados nesses produtos são solúveis somente se houver álcool presente. E nessas concentrações e com outros componentes na formulação o álcool não se mostrará prejudicial.
Antes de utilizar qualquer produto na sua pele (medicamentos ou dermocosméticos) recomendo consulta com dermatologista para lhe avaliar e lhe recomendar o melhor para você.
Procure um dermatologista e saiba mais sobre sua pele no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: www.sbd.org.br

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O álcool é utilizado em vários medicamentos para solubilidade do princípio ativo , existem medicamentos como por exemplo o minoxidil que não se dissolve em água. Mas realmente em pessoas de pele seca ou sensível , pode ocorrer irritação ou piora de vermelhidão , coceira e ressecamento. Procure o dermatologista e veja qual o melhor veículo dos dermocosméticos de acordo com seu tipo de pele .
Olá! Isso depende do seu tipo de pele e da medicação em questão. Alguns produtos com apresentação alcoólica podem causar maior irritabilidade. Já alguns produtos destinados para pele oleosa ou com Acne, tem o álcool na sua composição para ajudar no controle da oleosidade da pele... Então, dependendo do caso, o álcool na formulação pode ser benéfico ou não.

Especialistas

Luana Moura

Luana Moura

Dermatologista

Vitória

Ally Alahmar Filho

Ally Alahmar Filho

Pediatra

Barretos

Jonas Bueno

Jonas Bueno

Dermatologista

São Paulo

Carla Pacheco Lacerda Silva

Carla Pacheco Lacerda Silva

Pediatra

Goiânia

Sheila Nascimento

Sheila Nascimento

Dermatologista

São Paulo

Bianca Caluf Negrão

Bianca Caluf Negrão

Pediatra

Belém do Pará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 243 perguntas sobre Dermatite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.