Machuquei minha gengiva enquanto estava comendo batata (salgadinho) uma ponta dela se enfiou entre a

2 respostas
Machuquei minha gengiva enquanto estava comendo batata (salgadinho) uma ponta dela se enfiou entre a gengiva e o dente.. por ter sido na parte de trás do dente não consegui ver direito, com medo de ter ficado algum pedaço da batata entre o dente e a gengiva , tentei usar um palito de dente pra “limpar”. Não saiu praticamente nada de sangue, tentei ter cuidado. Agora, 2 dias depois, sinto que tem um “buraquinho” nesse lugar, acho que se não foi a própria batata que cortou ela, acabei machucando sem sentir. A gengiva cresce no mesmo tamanho que era antes?
Oi! Isso que você descreveu é bem comum — pequenos machucados na gengiva podem acontecer com alimentos duros ou pontiagudos, como salgadinhos. Às vezes, no esforço de limpar, podemos irritar ainda mais a área, principalmente usando palitos de dente.

Se formou um “buraquinho”, é provável que seja só uma pequena retração ou lesão local, e a boa notícia é que, na maioria dos casos, a gengiva se regenera sozinha com o tempo — especialmente se a área não continuar sendo machucada.

Aqui vai o que você pode fazer:

Mantenha a higiene bem feita, mas com escova macia e movimentos delicados.

Evite alimentos muito duros por uns dias.

Não use palitos, pois eles podem agravar a lesão.

Se o local continuar estranho, dolorido, ou se o “buraquinho” não melhorar em uma semana ou duas, o ideal é passar no dentista para ver se está tudo certo e se não ficou nenhum resíduo mesmo.

Provavelmente vai cicatrizar bem, mas vale observar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Forte
Dentista
Belém do Pará
A gengiva tem a incrível capacidade de regeneração, e na maioria dos casos, principalmente em traumas menores, ela consegue retomar para a posição inicial.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.