Malformação de Arnold-Chiari pode causar TDAH (Déficit de Atenção)?
1
respostas
Malformação de Arnold-Chiari pode causar TDAH (Déficit de Atenção)?
A relação entre a síndrome de Arnold-Chiari e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ainda é um campo de estudo em desenvolvimento, mas não há uma associação científica direta bem estabelecida entre as duas condições. A síndrome de Arnold-Chiari, especialmente o tipo I, envolve uma malformação estrutural em que o tecido cerebral (geralmente as amígdalas cerebelares) se estende para o canal espinhal, o que pode causar vários sintomas neurológicos, como dor de cabeça, tontura, problemas de equilíbrio, e em alguns casos, alterações cognitivas. Essas alterações cognitivas podem incluir dificuldade de concentração e problemas de atenção, que podem se assemelhar a sintomas de TDAH. O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, cuja origem envolve uma combinação de fatores genéticos e neuroquímicos, particularmente relacionados a desequilíbrios nos sistemas de neurotransmissores, como dopamina e noradrenalina, nas áreas frontais do cérebro. Embora pessoas com Arnold-Chiari possam apresentar sintomas de atenção que se sobrepõem ao TDAH, isso não implica necessariamente que as duas condições estejam causalmente relacionadas. Os sintomas de concentração e desatenção em pacientes com Arnold-Chiari podem ser secundários à pressão sobre o sistema nervoso central, em vez de serem causados por uma alteração neurobiológica típica do TDAH.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Perguntas relacionadas
- Eu sou alergica a dipirona,posso tomar antigases simeticona?
- E normal sentir dor no lado esquerdo da barriga ao evacuar, senti isso hoje era como se meu estômago estivesse se movendo
- Boa tarde sinto uma dor embaixo da costela esquerda bem abaixo da mama Que dói até atrás nas costas. O que poderá ser? Como se fosse uma queimação
- Quem tem hipotireoidismo e tá tomando synthroid certinho, pode tomar água inglesa?
- A cloroquina pode cortar o efeito de procedimentos como aplicação de enzima?
- Olá então eu gostaria de saber se, eu posso tomar o café termogênico, mesmo usando o chip Implanon?
- Fiz uma curetagem de pólipo tem 7 dias e estou sentindo dor de cabeça e no pé da barriga e com sangramento leve acho que menstrual por 4 dias é normal
- Eu sei que os os animas não transmitem a sarna humana para nós. Mas gostaria de saber se eum gato ter tido contanto com uma pessoa com escabiose e depôs eu ter pegado ele em seguida,se posso ter contraído a escabiose desse jeito?
- Gostaria de saber se as mulheres que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista se é possível terem, também, o Transtorno de Personalidade Borderline.
- Estou com 1/8 de sífilis e já tinha feito o tratamento por 2 vezes nas duas vezes anteriores fiz deu 1/16 agora caiu para 1/8 tenho que tomar as injeções novamente
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.