Me auto sugestiono e acabo desenvolvendo sintomas físicos. Como sair disso ?

29 respostas
Me auto sugestiono e acabo desenvolvendo sintomas físicos. Como sair disso ?
Precisamos entender em quais situações isso ocorre e quais são os sintomas físicos os quais estão sendo atrelados.
O mais indicado é que seja atendida por um profissional da Psicologia (Psicólogo), para uma avaliação e orientação mais completa a respeito do seu caso em específico, além das possibilidades de tratamento.
Lembrando que, sintomas físicos são consequências de que algo não está bem. Esse "algo" precisa de tratamento, com um profissional qualificado.

Olá Auto sugestão é quando utilizamos frases ou palavras para mudar sua percepção implantando ideias em sua mente. Naturalmente o que você diz para si, leva a sua consciência e faz você acreditar, mesmo que fisicamente não esteja presente. Um exemplo disso é fechar os olhos e imaginar um limão em sua mão cortado e que é levado a sua boca fazendo com que você morda ele e sinta o sabor, mesmo sem o limão existir, sua mente é capaz de reagir a ele, aumentando por exemplo a salivação. Se podemos nos auto sugestionar deliberadamente, nos resta aprender como fazer isso a nosso favor e não contra. Se não está conseguindo fazer isso sozinho, procure ajuda com um Psicólogo para te auxiliar nesse processo.
A psicoterapia é o tratamento de excelência em desenvolver as habilidades necessárias na busca de autoconhecimento, cura de patologias mentais, melhora de sintomas e somatizações. Procure um psicólogo de confiança para investigação dos seus sintomas. Você não precisa sofrer sozinho.
Alguns colegas já te deram o caminho da psicoterapia, sem dúvida, irá te ajudar para que possa resgatar seus valores, o que realmente é importante para você e transformar tudo isso em aprendizado, para melhoria dia após dias. Melhora, tranquilidade e positividade dos pensamentos, naturalmente te trarão benefícios físicos.
Bom, acho que a melhor maneira é conhecer se melhor. Procure um psicólogo para você poder trabalhar e ter mais consciência da forma de pensar, como se vê, expectativas e os "porques" da necessidade da auto sugestão. Boa sorte em sua caminhada para o autoconhecimento.
Normalmente, não costumo recorrer a auto-sugestao. Mas quais são os sitomas que você vem apresentando? Talvez sejam psicossomáticos, ou sejam devido ao esforço subjetivo de se auto-sugestionar. Somente investigação para se ter certeza. Espero que consiga a ajuda necessária.
É necessário investigar com ajuda de um psicólogo, quais pensamentos tem induzido suas ações e reações, essas que acarretam em mal físico. O que dá a entender pela forma escrita da pergunta, é que essas "auto sugestões" tem trazido consigo um peso atrelado ao controle. Um profissional de psicologia poderá te auxiliar na descoberta do que há por trás das suas auto sugestões e se há realmente controle daquilo que não é controlável. Prosseguindo com o tratamento, o psicólogo te auxiliará a encontrar a resposta para a possível pergunta: controle de que?
Concordo com meus colegas acima. A psicoterapia irá ajudar a entender este seu comportamento e você se sentirá aliviado e acolhido ao obter um espaço para cuidar disto.
Boa noite, a autossugestão geralmente é governada pelo medo, por es:- de adoecer, de morrer, de engasgar etc etc. É importante descobrir qual é esse medo que te controla e tentar se livrar dele. Procura algum psicologo/a perto de você que trabalhe com o EMDR ou Brainspotting irão te ajudar muito no autoconhecimento e ir a raiz do problema que gera o medo em você. Espero ter ajudado.
As vezes a nossa mente gera pensamentos que podem ser disfuncionais e acabam gerando sentimentos e sensações no nosso organismo. Esses pensamentos, são gerados por uma estrutura cognitiva individual e também podem nos impulsionar a tomar alguns comportamentos que vão alimentar ainda mais esses sentimentos e sensações. É preciso entender essa cadeia: pensamentos - sentimentos - comportamentos e como ela te influencia fisicamente. Um exemplo é a ansiedade, que pode gerar sintomas físicos, como a aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, entre outros. É possível investigar quais são esses pensamentos que estão fazendo parte dessa auto-sugestão, quais aparecem com mais frequência e o quanto eles alteram a sua percepção e influenciam a sua realidade. A partir dessa consciência, o próximo passo é fazer intervenções para deixar esses pensamentos e auto-sugestões mais funcionais. Espero ter ajudado.
Busque ajuda de um psicoterapeuta para realizar um Psicodiagnóstico.
Se cuide!
O ideal é vc marcar uma consulta com um psicólogo de perto fica mais fácil uma avaliação sobre os acontece.
A melhor decisão que você pode tomar é a de procurar ajuda de uma psicóloga. As vezes pode passar por seus pensamentos o medo, mas não temas, a ajuda de alguém capacitado é a melhor resposta que pode ter.
Olá...
É preciso procurar um acompanhamento com um psicólogo para avaliar de perto os seus pensamentos e trazer novos significados, até porque você diz que já está somatizando.
Não deixe de buscar essa ajuda que pode possibilitar novos horizontes e alívio dos sintomas.
Abraços!
Procure um psicologo especializado em psicoterapia.
Boa noite ! Tudo bem ?Busque ajuda psicólogica assim você poderá se conhecer e entender porque faz uso desse mecanismo e consequentemente encontrar saídas melhores.
Sintomas parecidos podem existir em diferentes transtornos emocionais. Procure um profissional para fazer psicoterapia, onde vc receberá um diagnóstico e será ajudado a compreender e aprender sobre o transtorno e a controlar os sintomas.
Para sair desse ciclo você pode experimentar realizar auto sugestões positivas ao invés de negativas e também não dar sequências a esses pensamentos que lhe prejudicam... Mas estas são apenas orientações genéricas. O ideal seria você recorrer a um psicólogo para juntos chegarem a uma solução para este problema. Boa sorte!
Fazer auto sugestões sozinho tem seus riscos.
Uma psicoterapia com um psicólogo poderá ajudá-lo muito nessa questão que é de âmbito emocional.
O poder das palavras! incrível né? tanto para nos motivar quanto para nos autodepreciar.
Percebo que isso pode estar gerando ansiedade.
Indico que você busque psicoterapia para lidar com isso.
Mas perceba que essa voz na sua cabeça não é você, você não é seus pensamentos, você é uma consciência, você é quem ouve. então aumente o volume da voz da consciência pra amenizar essa angustia.
Olá, boa tarde! A situação que você descreve é chamada de somatização. É quando algo dos nossos sentimentos se transforma em algo do corpo. Muitas vezes, emoções, sentimentos e experiências mal elaboradas podem encontrar esse caminho para serem notados de maneira mais evidente. A psicoterapia pode ajudar na compreensão desses sentimentos. Um abraço!
Olá! Certo, a autossugestão é uma ferramenta que pode provocar alterações de comportamentos. Nesse sentido, é interessante procurar auxílio psicológico, isso lhe apoiará em lidar com seus novos comportamentos, bem como lhe servirá de recurso para lidar com suas questões de maneira mais consciente.
Que tal falar sobre isso? É o caminho para um entendimento, para construir respostas. Nada mais indicado que terapia, como foi muito bem apresentado e justificado pelos colegas psicólogos.
Olá o ideal seria procura ajuda de um psicólogo, para fazer uma avaliação, e te ajudar a organizar melhor esses pensamentos.
Que bom você saber de sua capacidade em relação a você mesmo. Da mesma forma que esta capacidade esta levando a sintomas que te incomodam, você pode usar a seu favor, para ser assertivo com você. É importante enteder a inteção por baixo dessas sugestões, ressignificar o que estiver distorcido, para que você utilize este recurso com assertividade.
Olá. Recomendo que procure um psicologo para ser avaliado, sessões de psicoterapia pode lhe ajudar. A psicoterapia é um processo terapêutico que utiliza da fala para realizar intervenções voltadas para auxiliar as pessoas a olharem para si e para situações a sua volta, possibilitando a partir disso, identificar, refletir e lidar com suas questões internas e contextos externos, geradores muitas vezes de sofrimentos, conflitos, medos, dificuldades, patologias, entre outras questões.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, é preciso buscar autoconhecimento para entender o que se passa dentro de você e ir trabalhando os sintomas que você citou.
Se precisar de ajuda nesse processo, fico à disposição para lhe ajudar.
Com autoconhecimento. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção.