Me esclareçam por favor que leva ao adoecimento mental e qual a diferença entre transtorno de person

9 respostas
Me esclareçam por favor que leva ao adoecimento mental e qual a diferença entre transtorno de personalidade e transtorno emocional.
Os transtornos mentais são decorrentes da interação de uma série de fatores, ambientais, genéticos e, possivelmente, doenças que afetam o cérebro. Em última instância, estes fatores levam a alterações no funcionamento entre as células nervosas cerebrais e na comunicação entre elas. Como o cérebro é responsável pelas nossas emoções e pensamentos, estes se apresentam alterados, nas doenças mentais. Os transtornos da personalidade são quadros em que o comportamento das pessoas difere acentuadamente dos padrões normais, através de características variadas como, só como exemplo, emotividade excessiva, instabilidade nos relacionamentos exagerada, instabilidade exagerada nos objetivos de vida, excessiva rigidez nos hábitos e atitudes, incapacidade de considerar os interesses alheios. Estas características em geral ficam mais evidentes no final da adolescência ou início da vida adulta e tendem a permanecer pelo resto da vida. Possivelmente, alguns transtornos de personalidade são apenas variações dos comportamentos normais e outros são, por sua vezes, resultantes de alterações mais sérias do funcionamento cerebral. Transtorno emocional é um termo mais utilizado por leigos para denominar transtornos mentais ou psiquiátricos.

A partir da explicação com precisão e nitidez do Dr Ivan, é importante para que possa tirar suas dúvidas procurar um profissional psiquiatra ou mesmo na área psicológica, não somente para tirar suas dúvidas, mas também a busca de resposta que procura, se para você ou alguém que conhece.
Por vezes os sintomas são confundidos com inúmeros transtornos, doenças e etc, importante a busca pelo diagnostico correto e com um profissional que possa diagnosticar para um tratamento correto e assertivo.
Boa noite.
O adoecimento mental possui várias causas que vão desde heranças genéticas, conflitos pessoais e profissionais , crises sociais, pessoais , profissionais até causas inexplicáveis,onde a saúde mental é abalada sem um motivo evidente.

A diferença entre Transtorno de Personalidade e o Transtorno Emocional é que o primeiro se refere à totalidade de todas as característica do indivíduo, podendo se ramificar em várias outras categorias. O transtorno Emocional ocorre de uma forma específica com um desequilíbrio momentaneo ou duradouro e que pode inclusive fazer parte do Transtorno de Personalidade.
Transtornos emocionais são comuns a todos os humanos, no dia a dia Quando algo não sai do modo esperado, causa um transtorno. A reação perante essas contingências variará em cada um, dependendo de sua constituição psíquica e orgânica. Quando as reações aos diferentes inconvenientes que a vida apresenta se constituem em uma constante que afeta sistematicamente a vida de um sujeito, tanto no afetivo, no laboral, no social, podemos dizer que se há instalado um transtorno de personalidade. Se isso não é tratado, se estabelece um adoecimento mental.
Por isso é importante estar atento aos sinais que podem evidenciarse nos diferentes ámbitos de ação de cada um, pois, quanto antes forem abordados, maiores as possibilidades de evitar um aumento e/ou estancamento dessas condutas.
Dependendo do momento em que se faz a consulta, será necessário tratamento psicoterapêutico e/ou psiquiátrico.
Os transtornos mentais são tendências hereditárias, ambientais e situacional. Você pode desenvolver ou não, isso depende de cada ser humano. Os transtornos de personalidade são traços que você já possui que está disfuncional e que afeta suas emoções. Já a disfunção emocional está relacionado a vulnerabilidade que temos e a dificuldade em lidar com nossas emocoes.
Olá. O que leva o adoecimento me tal é um conjunto de fatores. Questões genéticas, culturais, familiares e sociais pode ser um dos fatores que influenciam para o adoecimento. O transtorno de personalidade tem como características o própria visão que a pessoa tem do mundo e o entende. Podendo haver sintomas de humor no transtorno de personalidade
O adoecimento mental se dá diante de um quadro de limitação do funcionamento diário da pessoa, em conjunto de sintomas depressivos, ansiedades com queixas físicas acompanhadas de insônia, fadiga, esquecimento, irritabilidade, dificuldades de concentração, disfunção social, sentimento de inutilidade etc., podendo acorrer o desequilíbrio emocional, resultando a um comportamento desajustado.
Quando se fala em personalidade de uma pessoa, quer dizer sobre os traços que o indivíduo tem em relação as suas ações, suas emoções e seu comportamento, e quando esses traços veem acompanhados de um desequilíbrio emocional, pode comprometer o desenvolvimento normal de relações interpessoais chegando a algo desajustado, pois a pessoa não consegue se adaptar as várias situações da vida diária, pois se torna inflexível e distorcida.
A diferença entre Transtorno da Personalidade e Doença Mental é que a doença mental aparece na vida humana em momentos inesperados como delírios, alucinações, surtos etc. Os Transtornos da Personalidade acompanham a pessoa por terem a ver com a maneira dela ser, pois implicam nas características existências desde o nascimento, onde iniciam-se várias características individuais, portanto ´pode ser um desvio de caráter, exemplo: sociopatia ou psicopatia. Sendo necessário procurar um especialista da área de saúde mental para melhor assertividade do diagnóstico.
Há uma série de fatores que podem levar ao adoecimento mental: tendência genética, eventos traumáticos, luto, estresse, a maneira que a pessoa processa a informação (como ela interpreta os acontecimentos). Outro aspecto é o comportamento da pessoa. Caso o comportamento da pessoa não seja congruente com o que ela deseja, isso pode ir aumentando a frustração que a pessoa tem consigo mesmo e assim ir se sentindo pior. Cada caso deve ser avaliado, mas esses são alguns dos possíveis fatores que levam ao adoecimento mental.
Quanto a diferença entre Transtorno da Personalidade e Transtorno emocional. O transtorno da personalidade é caracterizado pelas características da personalidade da pessoa serem disfuncionais para si ou para os outros, causar prejuízo significativo para si ou para os outros. Dentre os transtornos da personalidade podemos citar alguns: transtorno da personalidade narcisista, histriônica, dependente, borderline, dentre outros. Já o adoecimento emocional, podemos pensar em uma pessoa que não tem um transtorno da personalidade, ou seja, a sua personalidade está funcional, adequada, porém a pessoa pode estar momentaneamente com algum transtorno e por isso em sofrimento, como estar sofrendo um transtorno depressivo, ou ansioso.