Me receitaram Bupium 150 mg como tratamento para transtorno obssessivo-compulsivo (TOC), mas não encontrei relatos de pessoas usando este remédio para este fim. O uso deste medicamento para isto está correto?
Prezado!
A psicoterapia juntamente com a terapia medicamentosa è de fundamental importância para ajustar os comportamentos, independente da abordagem terapêutica.
Atenciosamente

O tratamento medicamentoso de primeira linha para Transtorno Obsessivo Compulsivo consiste de Antidepressivos da classe dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS´s), geralmente em doses mais altas do que as utilizadas em quadros de depressão e ansiedade. Exemplos de fármacos desta classe são Fluoxetina, Sertralina, Paroxetina e Citalopram, Escitalopram. Outra opção de primeira linha no TOC é a Clomipramina. Em caso de falha terapêutica, a indicação é aumentar a dose do antidepressivo, seguido de troca por outro antidepressivo, e em caso de falha de todas as anteriores, associação de antidepressivos.
É importante ressaltar que a psioterapia, especificamente Terapia Cognitivo Comportamental, tem resultados excelentes neste transtorno e sua associação com a farmacoterapia é extremamente benéfica ao paciente.
A Bupropiona é indicada no tratamento da depressão maior, cessação do tabagismo,porém não há consistência de resultados no TOC.

Dr. Eduardo Adnet
Dr. Eduardo Adnet
Nutrólogo, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Há diversos estudos que favorecem algumas medicações específicas para o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). São chamados de Medicamentos de Primeira Linha para o tratamento do TOC. Já quanto ao Bupium (Bupropiona), este fármaco certamente não se encontra alinhado junto aos medicamentos mais utilizados para o tratamento do TOC. O TOC é um Transtorno de Ansiedade, e o efeito da Bupropiona sobre Transtornos Ansiosos não é dos mais eficazes (para dizer o mínimo). Sua pergunta faz bastante sentido!

Especialistas em Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Manoela Isadora Nogueira

Manoela Isadora Nogueira

Psiquiatra

Uberlândia

Isis Marafanti

Isis Marafanti

Psiquiatra

São Paulo

Antônio Geraldo da Silva

Antônio Geraldo da Silva

Psiquiatra

Brasília

Thábata da Silva Cardoso Luiz

Thábata da Silva Cardoso Luiz

Psiquiatra

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 143 perguntas sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.