Me sinto acoada, oprimida. Tive que me afastar de amigos, mudar minha forma de vestir, ele tem muito

13 respostas
Me sinto acoada, oprimida. Tive que me afastar de amigos, mudar minha forma de vestir, ele tem muito ciumes de mim e me sinto culpada e errada em todas as discussões. Pesquisei e vi que são indícios de uma relação abusiva. Gostaria de saber se isso tem cura, se minha relação pode ser saudável ?!
Acredito que fazer terapia seria essencial para você. Relacionamentos abusivos são difíceis, complexos e trazem muito sofrimento. No processo da terapia você poderá se fortalecer emocionalmente para lidar com essa situação.
Se seu namorado aceitar, a terapia de casal também seria interessante para que ambos tenham um espaço para conversarem sobre suas dificuldades, seus receios, seus sentimentos, entre outros, e tentarem achar uma outra forma de levar esse relacionamento que não prejudique nem você e nem ele.

Se precisar, fico a disposição. Boa sorte!

Olá. Um relacionamento só pode ser saudável se ambas as partes são minimamente saudáveis e no seu caso, seu namorado parece bem adoecido e isso leva a esses comportamentos abusivos dele. O ideal é que você busque se cuidar, trabalhar essa culpa e fortalecer a sua autoestima para que consiga sair dessa situação.
Olá! O relacionamento abusivo pode se apresentar de diversas formas. Se você o considera desta forma, seria interessante que fosse a um psicólogo para que pudesse falar deste relacionamento e investigar qual a motivação que encontrou/a para que buscasse e permanecesse neste relacionamento em quais áreas ele vem afetando a sua vida.
É possível que este seja um (dentre muitos) ponto(s) para que se possa emancipar desta situação e, a partir de então, procurar algo que possa te satisfazer emocionalmente sem recorrer a uma relação que se sinta coagida e tolhida.
Espero ter ajudado e estou a disposição.
Nesse caso seria de fundamental importância fazer uma psicoterapia individual, ou seja, procurar trabalhar as questões geradoras de conflitos , como foi citado o sentimento de culpa , uma relação abusiva entre outras.
Referente a relação saudável só através do processo terapêutico que você vai descobrir.
Boa sorte.
Olá, um relacionamento abusivo é difícil, mas se você não está satisfeita é preciso procurar um psicólogo, esse profissional irá te ajudar a encontrar a melhor saída, seja se separando e criando forças para tal ou seja mudando o comportamento e com isso o relacionamento, uma mudança de comportamento pode salvar um relacionamento que não anda bem. Você não é culpada, em um relacionamento a dois ambos são culpados, mas como ele manipula, te deixa sentindo toda a culpa sozinha, quanto antes mudar e se fortalecer melhor será, caso o ame, pode continuar com ele e em um relacionamento melhor do que como está hoje
Sim, é possível ter uma relação saudável mesmo em casos de relacionamentos abusivos,mas desde que haja a ajuda de uma psicoterapia, que para esses casos costuma ser um pouco mais complexa, pois como já comentado por uma colega: para que os relacionamentos abusivos possam acontecer é preciso que haja tanto a forma de se relacionar abusiva de um dos parceiros, como a forma de se relacionar passiva do outro, no caso,você. Portanto, eu recomendaria uma terapia de casal para que possam ter uma avaliação de como iniciar o tratamento no geral, que provavelmente irá incluir tanto terapia de casal como terapia individual com vocês dois. Embora o comportamento mais disfuncional pareça ser o dele, a terapia individual com você também será importante, pois mesmo que, futuramente, você optasse por romper este relacionamento (independentemente do tratamento), poderia haver, ainda, uma grande probabilidade de você entrar em outro relacionamento com mesma dinâmica e mais, sem perceber. Boa sorte!
Possivelmente se trata de uma relação abusiva. Mas para a existência de um conjugue abusador é preciso a passividade do parceiro (a). Ha tratamento para quem sofre com a ação do abusador. É preciso trabalhar aspectos como autoimagem, a possibilidade de baixa estima, culpabilidade e ações de investimento em si mesmo estagnadas, bem como habilidades sociais, crenças crenças e a forma como interpreta as demandas que chegam a ate você . Muitas vezes somos nós mesmos que damos um "ponto final" em nossos talentos e virtudes.
Sua relação só poderá se tornar saudável se houver confiança e respeito. Na relação abusiva, há uma forte tendência para a anulação e desrespeito ao outro enquanto ser humano. É preciso que você se fortaleça e entenda que, enquanto sujeito, você tem uma personalidade que precisa ser respeitada, caso contrário é muito difícil se manter feliz nesse tipo de relacionamento.
Um relacionamento abusivo é nocivo para ambos os parceiros , atrapalha e até pode impedir o desenvolvimento, amadurecimento normal individual e da relação . È uma porta aberta para que transtornos emocionais como a depressão e outros, se instalem , fazendo com que a qualidade de vida de casal ou familia seja profundamente abalada . Filhos observando e vivendo neste ambiente familiar também sofrem danos .A terapia individual e de casal são de grande ajuda para a prevenção e modificação destes comportamentos agressivos de um lado e passivos de outro que se retroalimentam.
A partir do momento que a relação se torna disfuncional, se faz necessário rever alguns pontos básicos que sustentam a mesma. Mas para isso é preciso entender os reais motivos que a faz se submeter as imposições do parceiro. Saber que preço quer pagar para permanecer numa relação que está te causando danos. Por isso a importância em fazer terapia individual. Só será possível fazer terapia de casal se o companheiro tiver interesse.
bom dia. Os relacionamentos abusivos vão minando a capacidade de discernimento, dificultando a tomada de decisão plantando a dúvida nas ações e trazendo pra sí a culpa de tudo. vai produzindo muito sofrimento e enfraquecimento. Aproveite este momento de lucidez e procure um profissional de psicoterapia para e auxiliar, ele irá e ajudar a ter mais clareza e força para não mais permitir estabelecer a relação desta maneira abusiva. Um abraço
Olá
Claro que tem cura, mas no sentido de você não se submeter a um relacionamento abusivo. Isso vai depender exclusivamente de você. A ajuda de uma psicólogo vai ser fundamental.
Agora, se relacionamento vai ser saudável, já não dependerá só de você, ele precisará primeiro reconhecer que não está bem e segundo querer mudar. Vocês podem fazer terapia de casal ou cada um fazer por si a psicoterapia individual.
Mas o principal é você se cuidar. Lute pelo seu relacionamento, mas acima de tudo por você.
Boa sorte!
Olá. Parece que você gosta muito de seu par e alimenta a esperança de que tudo pode mudar. Sim, pode mas vai depender do casal buscar ajuda em uma psicoterapia de casal. É fundamental que ambos estejam comprometidos a discutir a relação em terapia, re-lação é via de mão dupla, não dá para trabalhar com apenas um interessado. Uma boa opção é você buscar psicoterapia individual para entender melhor o que se passa dentro de você que te faz permitir tamanho abuso. Abandonar nossa identidade também trás muito sofrimento. Abrç