Me Tiraram um tumor do intestino maligno pode ter outros? e é preciso tratamento mesmo se nao tiver
3
respostas
Me Tiraram um tumor do intestino maligno pode ter outros? e é preciso tratamento mesmo se nao tiver mais em lugar nenhum?
A avaliação adequada do intestino grosso deve ser feita pela realização completa da colonoscopia antes da realização da cirurgia para a retirada do tumor. A avaliação dos outros órgãos e a análise da biópsia do tumor retirado vai definir a necessidade de complementar o tratamento ou não. Leve os resultados das biópsias e dos exames realizados para o seu gastroenterologista.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sim, mesmo com a retirada de um tumor podem haver outros no intestino. Por isso a colonoscopia completa deve ser realizada (seja antes da cirurgia/na cirurgia ou depois-de acordo com como o tumor se apresentou /cirurgia de urgência..). Quanto à necessidade de quimioterapia para o tumor não voltar (adjuvante), vai depender da história, anatomopatológico (análise do tumor retirado), imuno-histoquimica (outra análise da peça), exames de imagem (tomografias/ressonâncias)... Converse com o seu oncologista para avaliar a necessidade de tratamento e de outros exames para descartar outros tumores (
Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.
Especialistas
Gustavo Andreazza Laporte
Cirurgião oncológico, Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Porto Alegre
Agendar uma visita
Rivaldo Serrano de Andrade Neto
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Oncologista
João Pessoa
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Meu alfa fetoproteína, feminino, 66 anos, deu 11 microgramas/L. Fiz uso 2 dias antes de minoxidil 5% solução capilar. Tem alguma interferência ou devo me preocupar?
- Exame alfafetoproteina masculino resultado 10,8 é preocupante?
- Meu exame alfatetoproteina deu 30,5. É câncer? Estou com hepatite.
- AFP de minha mae deu 22,8 ng - esta fora do valor de referencia, devo me preocupar? Ela tem 84 anos.
- Meu exame ALFA fetoproteina deu 1,6 o que pode ser
- Olá , meu exame de alfa fetoproteína deu 2,0 ng/ml o que isso significa?
- Vou fazer exame sangue oculto nas fezes por 3 dias. Falam q dieta é branca. Qual alimento específico pode ser ingerido?
- Bom dia meu exame de alfa fetoproteina deu 1,3ng o que significa?
- Exame de fetoproteina para investigar CÁ testiculo esta 9,17 ui/ml está elevado? Outros exames negativo
- No meu exame a alfafetoproteina deu 2,50 o q signigica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Diagnóstico precoce de câncer gastrointestinal
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.