Mesmo fazendo o tratamento correto e estando indetectavel posso ter infeccoes oportunistas ou ate me

Mesmo fazendo o tratamento correto e estando indetectavel posso ter infeccoes oportunistas ou ate mesmo evoluir para a aids?

1 resposta


Só o fato de estar tomando antirretrovirais de forma correta, com carga viral indetectável, impede que infecções oportunistas ou definidoras de AIDS aconteçam. E isto independentemente da contagem de linfócitos T-CD4. Com isso, vem sendo questionada mundo afora a necessidade ou novos critérios para manutenção das quimioprofilaxias. Por exemplo, a azitromicina para pessoas com CD4 menor que 50 células já caiu, só para que você tenha uma ideia. A única exceção é a tuberculose. Ela pode reativar em pessoas que estão em tratamento, mesmo com CD4 alto. Inclusive ela pode ser "deflagrada" pela recuperação do CD4. Que é isso? É que a recuperação do CD4 pode levar ao reconhecimento e ataque à bactéria causadora da tuberculose, incubada no corpo, manifestando a doença. Por isso, o Ministério da Saúde vem orientando que todos os portadores de HIV com CD4 menor que 350 células e que não tenham sinais ou sintomas de tuberculose recebam a isoniazida por 6-9 meses, para EVITAR a deflagração da doença. Espero que tenha sido suficientemente claro.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.