Meu amigo foi detectado com siringomielia, ele bebe muito,a bebida alcoólica pode piorar sua situaçã
2
respostas
Meu amigo foi detectado com siringomielia, ele bebe muito,a bebida alcoólica pode piorar sua situação?
Olá. A dilatação do canal central da medula é um achado relativamente comum em exames de ressonância magnética, mesmo em pacientes sem quaisquer sintomas, mas muitas vezes confundido com uma outra condição chamada siringomielia. A simples dilatação do canal central normalmente não causa sintomas, já a siringomielia pode estar relacionada a outros problemas do sistema nervoso. Os sintomas clássicos da siringomielia são a perda ou diminuição da sensibilidade térmica e dolorosa, porém com preservação do tato. Estes sintomas de alteração de sensibilidade podem ocorrer nas mãos, pés ou sem um padrão muito claro. Em casos mais graves, podem aparecer também problemas como fraqueza muscular e dificuldade para caminhar. Portanto, é de extrema importância determinar se o problema do seu amigo é apenas uma pequena dilatação do canal central da medula ou realmente siringomielia (que pode estar relacionada a outros problemas!). Agora respondendo sua pergunta, o uso de bebida alcoólica em grande quantidade e por longo período de tempo pode causar uma série de problemas potencialmente graves para qualquer pessoa, desde problemas do coração, fígado, rins e está inclusive relacionado ao aparecimento de câncer em diversos órgãos (ficado, esôfago, estômago etc). No sistema nervoso, o álcool pode sim levar a uma série de problemas, inclusive perda de volume cerebral, cerebelar e também da medula espinhal. Além disso, os chamados nervos periféricos (dos braços e pernas) também podem ser danificados pelo alcoolismo. Portanto, o uso crônico de bebida alcoólica pode sim agravar sintomas de siringomielia. Aconselhe seu amigo a procurar um médico especialista para mais orientações!
Um abraço.
Um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É MUITO IMPORTANTE A AVALIAÇÃO DE UM NEUROCIRURGIÃO NESSE CASO PARA QUE SEJA FEITA A CORELAÇÃO ENTRE OS ACHADOS CLINICOS E OS EXAMES DE IMAGEM.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia eu tenho chiari tipo 1 e seringomielia pois sofro muito com tantas dores de cabeça, fraquesa, tonturas a cada dia só piora faço uso de medicamentos mais ñ tem muita solução e ñ sei mais oq fazer pois ñ quero fazer cirurgia, oq devo fazer ???
- Microcirurgia da siringomielia Essa cirurgia é feita no Brasil? se sim quais cidades?
- Tenho uma neta que tem siringomielia na lombar, qual seria o tratamento? Ela tem 6 anos, descobriu, a um ano.
- Boa tarde, minha filha tem 13 anos está com escoliose toraco lombar biconvexa. Seria o ideal está cirurgia do filium. Ela tem também labio leporino e estenose sub valvar( já fez cirurgia).
- Como se desenvolve a seringomielia e qual é a espectativa de vida pra quem tem ?
- Qual o tempo de recuperação e como fica a qualidade de vida após a cirurgia?
- Estou a vários meses com cervicalgia nesse período estou fazendo fisioterapia e uso de medicamentos, mesmo com o medicamento sinto dor e sem ele a dor tornasse insuportável. Fiz uma ressonância e o laudo apresentou sinais incipientes de espondilose, hérnia de disco central contactando ventralmente…
- Oque significa discreta dilataçao do canal ependimario em c6 e c7???
- Boa noite descobri que tenho hidrosseringomielia desde o nível da coluna cervical até o nível D10-D11! Mais não tenho quase sintoma nenhum ! Será que consigo tratamento sem ter que fazer cirurgia?
- Tenho escoliose desde os 15 anos e agora aos 39 anos fui diagnosticado com seringomielia será possível a escoliose ser a causa da minha seringomielia?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 120 perguntas sobre Microcirurgia da siringomielia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.