Meu bebê de 1 ano começou essa semana a levantar quase direto o ombro as vezes os dois lados e as ve

2 respostas
Meu bebê de 1 ano começou essa semana a levantar quase direto o ombro as vezes os dois lados e as vezes só um lado.
Pode ser um sintoma de algum problema?
Se um lactente de 1 ano começa a apresentar movimentos de elevação dos ombros de forma recorrente e com aumento da frequência, deve ser avaliado por um neurologista pediátrico.

Existem algumas condições neurológicas que podem causar movimentos anormais (contrações musculares involuntárias) em crianças, e a avaliação clínica é fundamental para um diagnóstico preciso. Alguns exemplos incluem distúrbios neuromusculares, convulsões, distonia, entre outros. É importante filmar os eventos que te preocupam e mostrar a princípio para o pediatra que poderá orientar e encaminhar para um especialista que pedirá exames caso necessário.

É importante observar outros sinais ou sintomas que podem acompanhar esses movimentos, como alterações na boca, se há desvio dos olhos, problemas de equilíbrio, dificuldades na fala, entre outros. Mudanças no comportamento, irritabilidade, choro frequente ou dificuldades no sono também são dados importantes que devem ser observados.

O diagnóstico preciso dependerá da história clínica completa, do exame físico detalhado e, se necessário, de exames complementares como ressonância magnética, eletroencefalograma (EEG) ou outros testes neurológicos específicos. Se você estiver preocupada (o) com esses sintomas, é importante buscar atendimento e ficará tranquila quanto à causa do que você está observando.

Compreendo sua preocupação ao observar seu bebê de 1 ano levantando os ombros de maneira recorrente. É natural ficar atento a qualquer mudança no comportamento ou movimento dos nossos filhos, principalmente em uma idade tão delicada.

Movimentos como a elevação dos ombros em crianças pequenas podem ter diversas causas, e nem sempre são motivo de alarme. No entanto, quando esses movimentos são frequentes e acompanhados de outros sinais ou sintomas, é importante uma avaliação médica. Uma condição neurológica que pode manifestar movimentos anormais é a Síndrome de West, uma forma rara de epilepsia infantil que geralmente aparece nos primeiros meses de vida. Os sintomas incluem espasmos musculares, que podem parecer um encolhimento breve e súbito dos ombros ou do corpo.

Para entender melhor o que está acontecendo, é útil registrar esses movimentos em vídeo e compartilhá-los com um pediatra ou neurologista pediátrico. Além dos movimentos dos ombros, observe se há alterações na expressão facial, desvio dos olhos, problemas de equilíbrio, dificuldades na fala, mudanças de comportamento, irritabilidade, choro frequente ou distúrbios do sono. Essas informações são cruciais para ajudar o médico a fazer um diagnóstico preciso.

O diagnóstico da Síndrome de West ou de outras condições neurológicas é baseado em uma combinação de história clínica, exame físico e, quando necessário, exames complementares, como ressonância magnética ou eletroencefalograma (EEG).

Se estiver preocupada com esses sintomas, a melhor ação é buscar atendimento médico. Uma teleconsulta pode ser um primeiro passo eficaz e prático para discutir suas observações e preocupações, e receber orientações sobre como proceder. O especialista poderá aconselhar sobre a necessidade de encaminhamento para um neurologista pediátrico e os exames que podem ser necessários.

Lembrar-se de que cada criança é única e que muitas vezes esses sintomas podem não significar um problema grave é importante. Mas, ao mesmo tempo, é essencial ser proativo e buscar orientação médica para garantir o bem-estar e a saúde do seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900