Meu bebê vai fazer 11 meses e nunca deu aquela gargalhada gostosa, e eu fiquei preocupada, ele fala

6 respostas
Meu bebê vai fazer 11 meses e nunca deu aquela gargalhada gostosa, e eu fiquei preocupada, ele fala mãe, mamãe, pai e papai, imita alguns gestos, grita, faz bicos, faz muitas expressões feliz, bravo, e faz barulho qdo rir, mas não gargalha, é normal ?
Dr. Sergio Rodrigues Da Silva
Fonoaudiólogo
Campos Dos Goytacazes
A gargalhada (ou riso espontâneo) pode ser abordada sob diferentes perspectivas, dependendo do contexto clínico, a gargalhada espontânea geralmente aparece entre 4 e 6 meses de idade.
Use cócegas leves com expressão facial exagerada, cante músicas com gestos, brinque com espelhos e faça sons engraçados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Pelas informações que você trouxe, seu filho demonstra vários comportamentos muito positivos para a idade: ele fala palavras como “mamãe” e “papai”, imita gestos, expressa emoções com o rosto, reage com sons ao rir e se comunica de diversas formas — tudo isso é sinal de um bom desenvolvimento da comunicação e da interação social.
A ausência da gargalhada alta e “explosiva” em si, isoladamente, não é motivo de alarme, especialmente se ele sorri, faz sons de riso, se comunica bem e interage com alegria. Cada bebê tem seu tempo e estilo. Alguns bebês são mais contidos, e nem todos expressam o riso com gargalhadas fortes. O importante é que ele demonstre prazer, felicidade e esteja engajado socialmente, como parece ser o caso do seu filho.
Continue estimulando com brincadeiras, cócegas, caretas e sons engraçados. Mas, se você notar outros sinais associados, como falta de contato visual, dificuldade em responder ao nome, desinteresse por interação social, ou se sentir que algo está diferente no desenvolvimento geral, vale conversar com o pediatra ou buscar uma avaliação com um fonoaudiólogo.
Espero ter ajudado!
Abraço.
Acredito que sim mas se vc tem dúvida leva ele pra ser avaliado pelo fonoaudiólogo presencialmente
Acredito que pela idade essa questão seja normal , principalmente porque faz barulho qdo ri . Dê bastante gargalhada com ele com a intenção de que ele te imite. Mas , não parece nada sério.
Dra. Lara Karina Soares Oliveira
Fonoaudiólogo
Itapema
Olá, tudo bem? De acordo com o seu relato, está tudo de acordo com o que é esperado no desenvolvimento de fala e linguagem do seu bebê: ele apresenta expressões faciais, imitação motora e emite algumas palavras isoladas. É esperado a criança começar a falar (palavrinhas simples), a partir de 1 ano a 1 ano e meio! Ele não dando gargalhada, acredito porque ele realmente não queira (porque a gargalhada é algo natural, não precisamos ensinar).
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Sugiro procurar um otorrino e também uma fonoaudióloga para eliminar sua duvida e preocupação.
Já fez exames auditivos?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.