Meu cachorro vacinado, que não vai pra rua, mordeu meu filho de 9 anos, a mordida foi arranhão, não

2 respostas
Meu cachorro vacinado, que não vai pra rua, mordeu meu filho de 9 anos, a mordida foi arranhão, não foi perfuração. Meu filho tem que tomar algum medicamento? Grato
A raiva transmitida por animais depende do tipo de acidente (leve ou grave) e da condição do animal (se desconhecido, suspeito ou não de ter raiva). Animais vacinados, mesmo que entrem em contato com o vírus da raiva, não desenvolvem a doença e por isso não transmitem. Mas a vacina da raiva deve estar em dia, e a recomendação é uma dose anual.

Consideramos um acidente leve quando tem ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros e lambeduras em áreas de pele aberta ou machucada. Parece o seu caso, mas ele pode ser avaliado melhor por um médico, inclusive em teleconsulta.

Em acidentes leves tomar ou não profilaxia antirrábica depende do estado do animal.
1 - Se o animal mordeu e desapareceu ou foi encontrado morto, deve-se tomar 4 doses (com 0, 3, 7 e 14 dias).
2 - Se o animal puder ser rastreado, mas é suspeito de ter raiva, é recomendável fazer 2 doses (com 0 e 3 dias) e observar o animal por 10 dias. Se ele morrer, desaparecer ou ser tornar raivoso a qualquer tempo dentro desse prazo, deve-se completar mais 2 doses (com 7 e 14 dias).
3 - Se o animal não for suspeito, deve-se apenas observar o animal por 10 dias. Se ele morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, deve-se tomar as 4 doses completas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta clínica médica - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Nesse caso a orientação do Ministério da Saúde consiste na observação do animal por um período de 10 dias. Se ao final desse período o animal segue sadio, encerramos o caso sem a necessidade de tratamento para seu filho. Coloco- me à disposição par eventuais dúvidas através de teleconsulta. Atenciosamente, Dra Larissa Krautczuk Mach CRMPR 53126

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Imunoglobulina Antitetânica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.