Meu esposo está em tratamento de depressão mas continua com tonteiras sempre do lado esquerdo e também

6 respostas
Meu esposo está em tratamento de depressão mas continua com tonteiras sempre do lado esquerdo e também anda muito devagar estou precisando ajuda, que aconselham?
Olá. Os problemas do labirinto podem acompanhar os problemas emocionais/psiquiátricos. Mas também podem ser dois problemas em separado. O que eu te aconselharia seria esclarecer isso e para isso você precisaria fazer alguns exames que medem o funcionamento do labirinto e que poderiam esclarecre mais precisamente o diagnóstico, um desses exames chama-se vectoeletronistagmografia. Enfim , acho que o importante é investigar para um diagnóstico preciso e certamente você consultando um otorrinolaringologista ele saberá pedir esse e eventualmente outros exames. Com diagnóstico mais preciso, o tratamento também poderá ser mais preciso

O otorrinolaringologista é o especialista que poderá orientar sobre o melhor tratamento para as torneiras. De acordo com a avaliação, poderá distinguir se a depressão é uma das responsáveis ou não por elas.
O ideal seria fazer uma avaliação com um médico otorrinolaringologista para conseguir diferenciar se isso está relacionado com os problemas psicológicos ou nao.
É de suma importância realizar uma avaliação com um médico especialista, no caso o Otorrinolaringologista, para averiguar se isto está ou não relacionado com as questões emocionais, lembrando que alterações de saúde, medicações continuadas e problemas psicológicos causam alterações labirínticas, ou seja se não tratar um , muitas vezes não se pode tratar o outro.
Seria ideal ele ser avaliado para um médico otorrinolaringologista que trata as tonturas, que seria Otoneurologista. Assim, ele deve encaminhado para uma avaliação objetiva do equilíbrio, realizada por fonoaudiólogo especialista e, desta forma, verificar qual o melhor tratamento para o caso.
Existe associação entre quadros emocionais e de tontura, porém essa queixa específica de tontura ao sentar-se para a esquerda sugere que seja algo independente do emocional. Recomendo fortemente a avaliação por um profissional que atue com Otoneurologia para avaliação e intervenção, a fim de aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida e, inclusive, favorecer a evolução positiva no tratamento da depressão.