Meu esposo sofreu uma queda de uma cadeira ontem, e bateu a regiao do abdome do lado esquerdo, acredito

2 respostas
Meu esposo sofreu uma queda de uma cadeira ontem, e bateu a regiao do abdome do lado esquerdo, acredito que seja a regiao do baço, levei ele no pronto atendimento, e foi realizada uma tomografia computadorizada, constatou a presença de uma pequena quatidade de liquido na regiao pelvica, é perigoso?
Em se tratando de liquido livre na pelve em homem, não é uma condição normal. Se estiver relacionada ao trauma pode tratar-se de sangue. Entretanto outros dados são necessários, mesmo uma reavaliação desta tomografia com ou sem um novo controle, a clínica do paciente, a dinâmica da queda e , principalmente um exame médico. Muitos caso tem conduta conservadora, necessitando apenas de observação, em ambiente hospitalar de preferência.

Olá,

A tomografia (TC) isoladamente, não deve ser adotada como critério para se determinar a gravidade de uma doença ou situação. Neste caso, assim como nos demais, seja relacionado, ou não, a um trauma, o exame clínico executado por um médico experiente, somado à história do paciente, é que vão fornecer os dados essenciais para se dizer o tipo de conduta a seguir com relação ao caso.
Neste paciente, em especial, o trauma esplênico (Baço) é uma das hipóteses, podendo haver aí outras justificativas para a presença de liquido livre na pelve, incomum em homens saudáveis, mas não impossível. Quanto à lesão do Baço, esta seria prontamente identificada pela TC, se a mesma foi realizada com contraste (para este tipo de suspeita, o mais indicado).
Vale lembrar, que os atuais protocolos de trauma orientam que a maioria das lesões esplênicas devem ser tratadas com medidas conservadoras, ou seja, sem cirurgia, porém com seguimento estreito, ou internação em unidade hospitalar.

Abraço.