Meu esposo teve uma crise psicótica e esta tomando haldol, se ele estiver bem e a doutora resolver retirar

3 respostas
Meu esposo teve uma crise psicótica e esta tomando haldol, se ele estiver bem e a doutora resolver retirar o haldol ele corre o risco de ter outra crise?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Você não especificou o tipo de transtorno psicótico. Entretanto, se tanto o o paciente como a família estiverem bem inteirados do que está sendo tratado, vão todos cooperar pela manutenção do tratamento. É o psiquiatra, com toda a sua prática clínica, quem está apto a dirigir o tratamento e indicar o momento preciso de reduzir, aumentar ou mesmo retirar uma medicação. Interrupções abruptas quase sempre levam a recaídas em pouco tempo, com todos os danos possíveis na vida laboral, familiar, relacionamentos, auto estima, etc. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
A retirada do Haldol deve ser feita no tempo certo para que não ocorra nova crise. Siga as orientações médicas e não faça isso por sua conta.
Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
Somente o psiquiatra pode retirar ou diminuir a medicação. Existe sim o risco de recaída após a retirada de qualquer medicação psiquiátrica. Por isso mesmo o profissional faz um trabalho que se chama "prevenção de recaída", que consiste em auxiliar o paciente e os familiares a identificarem bem precocemente os primeiros sinais e sintomas de descompensação, bem como os principais gatilhos (desencadeantes) e fatores estressores associados.
Quanto mais o paciente e a família tem consciência do transtorno, aceitam o diagnóstico, conhecem os sinais precoces (como insônia, irritabilidade e isolamento, Por exemplo), mais o psiquiatra se sentirá seguro em diminuir e, em alguns casos, até suspender a medicação, pois sabe que o próprio paciente já está consciente e empoderado" pelas informações e conhecimento.
Converse sobre isso com o médico do seu marido e avaliem se já possível retirar ou diminuir a medicação e se vocês realmente conseguem identificar uma recaída precocemente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 422 perguntas sobre Haldol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.