Meu estomago arde e meu intestino não funciona direito. sempre está com muitos gases. fui diagnosticado

7 respostas
Meu estomago arde e meu intestino não funciona direito. sempre está com muitos gases. fui diagnosticado com gastrite enantematosa de antro leve. o médico disse que isso está ligado a ansiedade. isso pode acontecer?
Olá! Muitas pessoas que sofrem de ansiedade acabam tendo algumas reações físicas, então pode ser estar relacionado com a ansiedade os seus sintomas, aconselho a procurar uma terapia e de preferencia com um profissional que atenda na linha da terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Pode acontecer sim. Nesse caso seria bom aliar o tratamento médico com o psicológico para assim obter resultados mais duradouros
Boa tarde.
Certamente o médico que lhe disse isto teve acesso aos resultados dos seu exames e pode fazer essa correlação após uma avaliação adequada. Hoje sabemos que a ansiedade pode interferir em todo o corpo.
Olá, pode ser sim sintomas de estresse e ansiedade. Você faz psicoterapia? Senão, te aconselho a procurar um psicólogo para te ajudar com o que está causando isso. Boa sorte! Qualquer coisa, pode entrar em contato comigo.
Olá, boa noite!
Pode sim, a ansiedade contempla mais do que sensações psíquicas de apreensão e “nervosismo”, ela inclui sensações no corpo decorrentes de descargas de noradrenalina e cortisol principalmente.
Essas descargas geram toda uma mudança no funcionamento corporal: aumento da produção de àcido clorídrico estômago, sensação de empachamento, pode provocar ou diarreia ou constipação.Isto falando apenas da parte gastrointestinal, porém afeta todo corpo.
É importante detectar o que está causando este aumento de ansiedade e tentar reverter o processo com melhora de hábitos inicialmente, alimentação, exercícios, sono regular é suficiente. Caso não seja possível, procurar uma avaliação especializada!
Um abraço!
Com certeza a ansiedade pode interferir no funcionamento do sistema digestivo! O estômago pode ser seu órgão de choque, escolhido (inconscientemente) para absorver seu nervosismo. Os intestinos também possuem muitas terminações nervosas e são facilmente afetados. Um acompanhamento psicológico pode lhe ajudar a lidar com o stress de forma mais saudável.
Com certeza a ansiedade é causas de muitos sintomas no corpo das pessoas, o estomago e o intestino são os primeiros a serem afetados, porem quando a situação ansiosa é mais generalizada o problema sai do nosso controle e os efeito são mais avassaladores. Procura um psicologo/a que possa te ajudar a entender o que esta acontecendo com você com certeza terá um efeito coadjuvante ao medicamento.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 989 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.