Meu exame papanicolau deu células atípicas de significado indeterminado. ..o médico sugeriu fazer
3
respostas
Meu exame papanicolau deu células atípicas de significado indeterminado. ..o médico sugeriu fazer conizacao. ..desejo engravidar. ...tenho hj 39 anos....gostaria de saber quais riscos eu correria se eu engravidar nesse período antes da conizacao?
A princípio, um exame com ASC que não seja de alto grau poderia ser acompanhado com exames periódicos. No caso de ser um resultado persistente ou de alto grau, estaria indicado realizar uma colposcopia e, eventualmente, uma biópsia.
A traquelectomia me parecer um tratamento um pouco exagerado, mas não conheço teu histórico para opinar melhor. Em relação a gestação, também não vejo nenhum problema por se tratar de uma alteração leve que, ao meu ver, não requer intervenção agora. Mas volto a lembrar, não conheço teu passado ginecológico para afirmar com toda a certeza sobre a melhor opção. Converse melhor com seu médico!
A traquelectomia me parecer um tratamento um pouco exagerado, mas não conheço teu histórico para opinar melhor. Em relação a gestação, também não vejo nenhum problema por se tratar de uma alteração leve que, ao meu ver, não requer intervenção agora. Mas volto a lembrar, não conheço teu passado ginecológico para afirmar com toda a certeza sobre a melhor opção. Converse melhor com seu médico!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiro tem que se saber se esse ASC é de alto grau ou de baixo grau através da colposcopia com biópsia se tiver alguma lesão para ser biopsiada . Depois do resultado da biópsia é que se é traçado o tratamento clínico ou cirurgico . Essas são as etapas que não devem ser ultrapassadas . Um bj grande !!
O Papanicolau não faz diagnóstico apenas sugere eventual alteração! Você deve realizar Colposcopia com biópsia se necessário e após o resultado da biópsia que será definido o tratamento! Converse melhor com seu médico e boa sorte....Abraços!
Especialistas
Fernanda Fernandes
Ginecologista, Especialista em medicina preventiva, Sexólogo
Campinas
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Faz 7 dias que fiz traquelectomia, não tinha sangrado, hoje apresentei sangramento em média quantidade, sangue vivo, é normal?
- fiz traquelectomia parcial dia 24/01 e uma arteria abriu e fiz a sutura da mesma dia 24/01 segui todo o repouso e ainda sigo, sem peso, sem forças sem agachar e 12 dias apos ainda sangro, é aleatorio um dia sai um pouco mais, noutro mais vermelho, noutro mais claro, depois mais escuro e fica alternando,…
- Fiz uma conização a 6 meses atrás e agora estou sentindo dor na relação. Será que o nic pode ter voltado?
- Olá fiz caf a 20 dias e ainda sangro e sinto dores , gostaria de saber se é normal?me falar que e pra ter vida normal , trabalhar e atividades.tive repouso absoluto e ainda me sinto ruim imagine se eu for fazer tudo .quero tirar essa dúvida se possível.
- Tenho uma cirurgia Traquelectomia( CAF) daqui 2 dias ,e menstruei hoje bem pouco, só sujando o papel higiênico. Posso fazer o procedimento?
- Fiz o CAF em Outubro de 2024, o resultado da biópsia foi carcinoma in situ, com margens livres. Em Abril deste ano realizei uma nova Prevenção, e o resultado foi Lesão Intraeptelial Graus II e III. Precisarei fazer o CAF novamente. Não seria mais seguro, realizar a histerectomia, já que houve recidiva…
- Fiz uma traquelectomia total há 7 dias e hoje apresentou ao defecar cocô preto. O wue deve ser? Preciso ir a urgência do hospital?
- Minha menstruação veio já estou no 4 dia mais desde ontem a minha menstruação parou posso fazer o CAF
- Posso fazer histerectomia total estando menstruada ?
- Sou lésbica Fiz a conização tem 15 dias. Posso ter relação com mha parceira sem introduzir??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Traquelectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.