Traquelectomia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A traquelectomia é a extirpação cirúrgica do colo uterino com preservação do útero. A traquelectomia é uma cirurgia conservadora da função reprodutora. A traquelectomia está indicada para o tratamento de lesões intraepitaliais em colo uterino e para câncer invasivo. Pode ser realizada com anestasia geral endovenosa, local ou peridural, com duração de aproximadamente 20 minutos. Às vezes existe a necessidade de dilatar o colo uterino para poder realizar o procedimento com mais segurança. Na traquelectomia pode ser possível o emprego de pontos intra vaginais no colo uterino, a fim de conter eventuais sangramentos que se façan presentes no momento da cirurgia. Pode tornar-se necessário a colocação de compressas de gazes para contenção de possíveis sangramentos resultantes do ato cirúrgico. Após a traquelectomia a paciente pode apresentar cólicas abdominais que melhoram com medicação. A alta geralmente ocorre duas a três horas depois da traquelectomia. As complicações que pode haver são uterina, lesão do trato urinário, fechamento de canal endocervical, lesão intestinal, hemorragias, etc.

Especialistas - traquelectomia

Renata Fogaça Campanha

Renata Fogaça Campanha

Ginecologista, Especialista em medicina estética

Campinas

Agendar uma visita
Fatima Akemi Tamaru

Fatima Akemi Tamaru

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Jean Carlo Nascimento

Jean Carlo Nascimento

Ginecologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Traquelectomia

Nossos especialistas responderam a 499 perguntas sobre Traquelectomia

Se realizou a biópsia por alguma suspeita, o ideal é manter seguimento pelo menos novos exames de 3-6meses após

Fez traquelectomia ou so conização diagnostica? Se o colo esta com tamanho normal segue a gravidez normal, se a medida do colo esta menor talvez usar progesterona ou circlagem dependendo da idade…

Só penetração, contra indica se a penetração pois o colo esta se regenerando e leva pelo menos 30 dias, sem penetração ou manipulação intra vaginal não tem problema.

Especialistas falam sobre Traquelectomia

A CAF deve ser realizada durante uma colposcopia e por profissional experiente. Após verificar as características da lesão, o examinador faz a anestesia local da região e, em alguns minutos, retira a região doente com um dispositivo conhecido como “alça”. Este dispositivo é um eletrodo que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta freqüência, que permite o corte do tecido com mínimo dano ao órgão doente. Após a retirada, é feita a eletrocoagulação dos vasos sangüíneos para prevenir hemorragias e a paciente é liberada para ir para casa, passear ou trabalhar, se quiser. O procedimento dura cerca de 30 minutos, incluindo a colposcopia que o antecede.

Janaina Harfush

Ginecologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Traquelectomia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.