Meu filho de 2a e 9m fala de tudo, forma pequenas frases, mas já lê algumas palavras, pois pergunta

Meu filho de 2a e 9m fala de tudo, forma pequenas frases, mas já lê algumas palavras, pois pergunta e eu digo qual é. Depois ele já lê as mesmas em qq lugar. O que devo fazer? É muito cedo pra ele ler, não é? Ouve e entende tudo muito bem. Só convive comigo e o pai.

7 respostas


Concordo com as colegas. Este comportamento é normal para a idade, pois ele está aprendendo a identificar objetos e a nomeá-los e está fazendo o mesmo com as palavras (e logomarcas também), que ele ainda não é capaz de ler. Isso estimula a memória e a atenção da criança, fatores imprescindíveis para a aprendizagem formal quando ela for maior. Continue estimulando seu filho, sem força-lo! Espero tê-la ajudado! Abraços!

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Segundo a teoria de Piaget, o estágio de desenvolvimento cognitivo da criança dos 02 aos 06 anos é o estágio pré-operacional, ou seja, representa coisas com palavras e imagens, usa a intuição em vez do raciocínio lógico, ou melhor, aprende a usar a linguagem mais ainda não compreende as operações mentais de lógica concreta. Não vejo nada que a impeça de continuar estimulando o seu filho a aprender, é saudável o estímulo para o desenvolvimento e crescimento da criança, desde que os pais respeitem a idade da criança. Inseri-lo no meio social com outras crianças também é fundamental para o crescimento cognitivo. Assim dizia Lewis Thomas, " a infância é a época propícia para a linguagem, sem dúvida nenhuma. Crianças pequenas, quanto mais jovens melhor, são ótimas nesse aspecto; trata-se de brincadeira de criança mesmo. É um dom antigo para a espécie." Espero ter ajudado!!!! Forte abraço!!!!

Taisi Mousse

Taisi Mousse

Psicólogo

Joinville

Agendar consulta

Se esse aprendizado da leitura não é forçado nem imposto pelos pais, não há problema. A criança tem curiosidade em aprender e você está respondendo de forma satisfatória ao que ela questiona. Agindo de forma natural, não há prejuízos para a criança, pelo contrário.


Concordo com os colegas... Garoto esperto, não o repreenda. Estimule-o naturalmente.


Existem teorias do desenvolvimento que preveem fases de aprendizado em idades desejaveis. Mas temos que levar em conta que cada sujeito é singular e você deve observar se este processo não está gerando angústia, constrangimento ou qualquer tipo de mal estar para ele. Caso não esteja, deixe que as manifestações surjam espontaneamente e tente não fazê-lo alvo de grandes expectativas nem, por outro lado, inibir suas potencialidades


Segundo o que você escreveu, a curiosidade em aprender sobre as palavras está partindo dele e, por esse motivo, não há problema em estimulá-lo. As crianças dessa idade não costumam ter este interesse específico na leitura, mas se não está gerando nenhum tipo ansiedade você pode continuar ajudá-lo. O importante é que está seja uma atividade prazerosa para ele e não gere nem tipo de autocobrança.


Que bacana, isso é um sinal de que ele é curioso, e essa é uma excelente característica para o aprendizado em geral. Acho importante ressaltar que ele ainda não lê, apenas reconhece o que pra ele ainda é uma "figura" logográfica e relaciona a mesma com um som. Mas não se preocupe, o desenvolvimento ocorre muitas vezes em tempos diferentes, depende da estimulação e do desenvolvimento cognitivo de cada criança. Parabéns.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.